Ícone do site O Juruá Em Tempo

Acre entra em alerta por aumento de casos de síndrome respiratória aguda grave

O Acre está entre os estados brasileiros que registram nível de alerta para casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), com tendência de crescimento nas últimas semanas, segundo o boletim InfoGripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado nesta quinta-feira, 18.

De acordo com o levantamento, o aumento dos casos no estado ocorre principalmente entre a população adulta e idosa e tem sido impulsionado pela circulação do vírus influenza A. A análise considera a Semana Epidemiológica 50, correspondente ao período de 7 a 13 de dezembro.

Além do Acre, também apresentam cenário semelhante os estados do Amazonas, Pará, Tocantins e Mato Grosso, bem como o Distrito Federal.

Entre as capitais, Rio Branco figura na lista das cidades com incidência de SRAG em nível de alerta, risco ou alto risco, ao lado de Manaus, Belém, Palmas e Macapá.

O InfoGripe é uma estratégia do Sistema Único de Saúde (SUS) voltada ao monitoramento contínuo dos casos de SRAG no país e serve de apoio às autoridades de saúde para orientar ações de prevenção, resposta e preparação diante de cenários críticos.

Diante do avanço da influenza A na região Norte, a pesquisadora do Programa de Computação Científica da Fiocruz e do InfoGripe, Tatiana Portella, reforça a importância da vacinação. Segundo ela, este é o período de início da campanha contra a gripe na região. “É fundamental que as pessoas dos grupos de risco se vacinem o quanto antes, para ficarem protegidas contra casos graves e óbitos causados pelo vírus”, alertou.

O boletim também destaca que, embora em nível baixo de incidência, a Covid-19 segue entre as principais causas de hospitalização por SRAG entre idosos, nas últimas semanas. Em âmbito nacional, os dados apontam que o rinovírus tem sido a principal causa de hospitalizações por SRAG em crianças e adolescentes até 14 anos, enquanto em crianças de até dois anos há predominância de casos associados ao metapneumovírus.

Sair da versão mobile