Ícone do site O Juruá Em Tempo

Após repercussão, Gol dará ida e volta para mãe viajar com filho autista no Acre

A Gol Linhas Aéreas confirmou que irá custear integralmente a passagem de Ângela Adélia da Silva Lima, mãe do menino Daniel Lima Batista, de 8 anos, diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O garoto foi retirado de uma aeronave da companhia no último domingo (30), no aeroporto de Cruzeiro do Sul (AC), após um impasse com a tripulação. A nova viagem está marcada para o próximo domingo (7), com destino a Rio Branco.

Segundo Ângela, a empresa havia sugerido que Daniel embarcasse sozinho nesta segunda-feira (1º), acompanhado por um colaborador da Gol. A proposta foi recusada pela mãe, que exigiu viajar junto com o filho. “Eles iam mandar uma pessoa para levar o Daniel, uma pessoa que vinha de Rio Branco, mas eu disse que não, que agora ele só vai comigo. Eles perguntaram se eu tinha disponibilidade, eu falei que eu tinha para domingo e aí eles marcaram. Remarcaram a dele para domingo e vão dar a minha ida gratuita e a volta também”, relatou.

A retirada do menino da aeronave gerou indignação. A companhia alegou que Daniel se recusava a colocar o cinto de segurança e a reduzir o volume do som. A versão, no entanto, foi contestada por pessoas conhecidas da família que estavam a bordo. Ângela afirma que o filho é obediente e que não foi chamada ao avião no momento da ocorrência, apesar de estar no aeroporto. A mãe acionou a Polícia Militar para registrar o caso.

O episódio teve impacto imediato na rotina da família: Daniel perdeu uma consulta marcada para esta segunda-feira (1º) com o neuropediatra Cholen Werklaenhg Rodrigues, em Rio Branco. O pai da criança tenta remarcar o atendimento. “O pai dele foi lá e eles ficaram de ver quando a gente conseguisse resolver aqui, procurar eles para remarcar a consulta. Aí eu vou falar com o pai dele agora para tentar remarcar”, disse Ângela.

Sair da versão mobile