Ícone do site O Juruá Em Tempo

Após rompimento, BR-364 tem tráfego liberado e passará por recuperação

O tráfego de caminhões voltou a ser permitido nesta segunda-feira (29), no trecho da BR-364 que passa pelo Igarapé Santa Luzia, em Cruzeiro do Sul. A liberação foi feita pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e ocorre com controle de fluxo, por meio do sistema de pare e siga.

A passagem havia sido comprometida no domingo (28), após as fortes chuvas elevarem o nível do igarapé e ameaçarem a base da rodovia federal. Por segurança, a circulação de veículos foi suspensa temporariamente e, ao longo do dia, retomada de forma gradual com acompanhamento do Dnit e da Polícia Rodoviária Federal (PRF). De acordo com Ricardo Araújo, superintendente do DNIT, deve-se iniciar nos próximos dias a implantação de um bueiro provisório para conter novos danos.

“Nós estamos fazendo já o sistema pare e siga dos caminhões com carga. O rio baixou e a partir de amanhã (30) vamos começar a lançar pedra no local, para estabilizar mais ainda. Nós vamos começar a construir o bueiro mais para frente, quando o sol estiver mais estabilizado. Na quarta, quinta-feira, a gente começa a colocar um bueiro provisório, que é para aguentar o inverno todo”, relata o superintendente.

Além desse ponto, a BR-364 apresenta diversos outros problemas estruturais ao longo do trajeto entre Rio Branco e Cruzeiro do Sul. O trecho considerado mais crítico fica entre Sena Madureira e Feijó, onde a presença de buracos dificulta a trafegabilidade. Para enfrentar a situação, está previsto um aporte de R$ 870,9 milhões do governo federal em 2026, voltado à recuperação e manutenção da estrada em quatro frentes de trabalho.

Sair da versão mobile