Ícone do site O Juruá Em Tempo

Caçadores se perderam após seguirem rastro de queixadas na mata em Porto Walter

Três moradores da comunidade indígena Matrinchã, em Porto Walter, foram encontrados na tarde de quinta-feira (11) depois de quatro dias perdidos na mata. O grupo composto por Kenedy Ferreira do Nascimento, 30 anos; Antônio José Dantas Lima, 32 anos; e Cleisson Feitosa, 42 anos, havia desaparecido na segunda-feira (8), durante uma caçada.

Os três seguiam o rastro de um bando de queixadas quando acabaram se afastando demais da área conhecida. A forte chuva daquele dia dificultou a orientação, já que eles costumam se guiar pela posição do sol. “Eles perseguiram os queixadas e acabaram se desorientando. Segunda-feira foi um dia de chuva, o sol ficou totalmente encoberto, e como eles se orientam pelo sol, acabaram perdendo a referência”, explicou o comandante dos Bombeiros, Josadac Cavalcante.

Sem perceber que estavam fora do trajeto, o trio avançou para regiões mais distantes e acabou preso na mata. Durante os quatro dias, sobreviveram abatendo um queixada, fazendo fogo diariamente e montando abrigos simples para enfrentar as noites chuvosas.

As buscas reuniram equipes dos Bombeiros e indígenas da própria comunidade. Depois de vasculharem vários pontos da floresta, o grupo foi encontrado na região do Igarapé Valparaiso, cansados e desidratados, mas conscientes e sem ferimentos graves. Eles receberam atendimento médico e retornaram às famílias.

Sair da versão mobile