A Câmara levou o país a outro nível da crise institucional. Desta vez decidiu descumprir uma ordem judicial ao não cassar a deputada Carla Zambelli. Uma coisa é desentendimento, aprovação de projetos que desagradem ministros do Supremo, outra bem diferente é descumprir ordem judicial.
É princípio básico do Estado de Direito que ordem judicial se cumpre, mesmo quando se discorda dela. E depois, há os recursos para mudar o entendimento dos magistrados. Isso vale para as pessoas e os Poderes. A Câmara extrapolou um limite perigoso e colocou o país num terreno desconhecido. O que acontece depois que um Poder, no meio da noite, decide de maneira afrontosa descumprir a ordem da Justiça que determina que uma deputada condenada e foragida seja cassada?
Até agora a Câmara estava adiando de forma desrespeitosa o cumprimento da ordem dada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) , mas desde esta noite a decisão foi de acintosamente descumprir a ordem da Justiça. O que acontece quando um Poder descumpre ordem judicial? A corrosão da própria democracia.

