Ícone do site O Juruá Em Tempo

Campanha educativa do Detran alerta para cuidados no trânsito em Cruzeiro do Sul

Com o aumento do fluxo de veículos e pedestres no período de fim de ano, o Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran) realizou, nesta terça-feira (23), ações educativas e de orientação no centro de Cruzeiro do Sul. As atividades ocorreram em frente à Catedral Nossa Senhora da Glória e em outros pontos de grande movimentação.

A iniciativa contou com apoio da Secretaria Municipal de Trânsito e tem como objetivo reduzir o risco de sinistros durante as festas, quando o comércio atrai um número maior de pessoas à região central.

Segundo a coordenadora de Educação da 1ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), Gabriela Lima, a ação busca conscientizar todos que fazem parte do trânsito. “Viemos aqui para o centro para fazer essa ação educativa com o intuito de conscientizar tanto o pedestre, como os ciclistas, motoristas, motociclistas, todos aqueles que fazem parte do trânsito para que assim possa estar redobrando a sua atenção nesse período de festas de fim de ano”, destacou.

Ela também reforçou a importância do uso correto da sinalização. “A cidade é bem sinalizada, o centro da cidade possui as faixas de pedestre, possui os semáforos, que é com foco específico para os pedestres, então hoje nós estamos aqui também ensinando esses pedestres a utilizar o seu semáforo, porque é uma forma de travessia mais segura e também é ensinando esse pedestre que ele não precisa ter pressa”, explicou, acrescentando que as ações seguirão ao longo do mês em pontos com maior registro de ocorrências.

Durante a mobilização, o Detran também alertou os condutores sobre comportamentos de risco. “A pressa é inimiga do trânsito. Então, ter bastante cuidado, desacelerar, porque o nosso bem maior é a nossa vida. O motorista, tem que utilizar o cinto de segurança, não utilizar o celular enquanto dirige. O uso do celular na direção do veículo é uma das principais causas de sinistro de trânsito, porque ele tira a nossa atenção quando nós estamos na condução dos veículos”, ressaltou.

Sair da versão mobile