O piloto acreano Ângelo Roger Sales da Silva, de 28 anos, viralizou nas redes sociais após realizar, pela primeira vez, um voo comercial com destino a Rio Branco, sua cidade natal. Um vídeo gravado dentro da aeronave mostra a comemoração do copiloto junto aos passageiros e à tripulação, em um momento marcado por emoção e descontração.
“Desde criança eu sempre quis ser piloto”, relatou Ângelo. Segundo ele, o interesse pela aviação começou ainda na infância, quando frequentava o aeroporto da capital acreana para assistir aos pousos e decolagens. “Eu ia incontáveis vezes ao aeroporto em Rio Branco só para ver os aviões. De repente, era eu ali pilotando uma aeronave e levando meus conterrâneos de volta pra casa”, disse.
Após concluir o ensino médio, Ângelo deixou Rio Branco e se mudou para Goiânia, onde iniciou o curso de Ciências Aeronáuticas na PUC-Goiás, em 2014. Ele chegou a concluir o primeiro período, mas decidiu trancar a faculdade. “Foram três anos e meio fora do curso, um tempo em que me dediquei a missões pela Comunidade Católica Shalom”, explicou. Nesse período, morou por um ano em Vitória (ES) e cinco meses em Recife (PE).
Em 2019, o piloto retornou a Goiânia e retomou a graduação, finalizada em 2021. As horas de voo exigidas para a carreira foram concluídas em 2023. “Em 2024 trabalhei como instrutor de voo para acumular horas e, em 2025, consegui ingressar na linha aérea como copiloto”, afirmou.
Durante a formação, Ângelo realizou voos de instrução como aluno em Goiânia, Anápolis (GO) e Guarapari (ES). Atualmente, atua na aviação comercial pilotando aeronaves da família Airbus A320. “É um avião que opera aqui pela América do Sul. Meus voos internacionais foram só para Buenos Aires e Santiago”, contou. A foto utilizada na matéria, inclusive, foi registrada durante uma dessas operações no Chile.
O voo para Rio Branco teve um significado especial para o piloto. “Foi emocionante. Eu lembrava de quando era criança e sonhava com isso. Nunca imaginei que um dia estaria voltando pra casa como piloto de uma aeronave comercial”, relatou.
Durante o embarque em Brasília, Ângelo reconheceu uma amiga do ensino médio entre os passageiros. “Era a Beatriz Guedes. Quando fui falar com ela, a reação foi de muita felicidade. Foi ela quem fez o vídeo que acabou viralizando”, explicou.
Na gravação, Ângelo aparece descontraído e brinca com os passageiros ao dizer que levaria a tripulação para comer uma “baixaria” no Mercado do Bosque durante o dia de folga. “Tava até o petecão no voo”, comentou, ao se referir ao clima de alegria vivido durante a operação, realizada na última quarta-feira (17).

