Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Ataque a faca durante cavalgada deixa homem ferido no interior do Acre
  • Emboscada em área rural deixa três mortos e leva dois suspeitos à prisão no interior do Amazonas
  • No Acre, 20 pessoas morrem por síndrome respiratória em 2026; maioria dos óbitos é de crianças pequenas
  • Jovem fica ferido após colisão entre motocicleta e caminhonete na Isaura Parente, em Rio Branco
  • Arco-íris duplo surge no céu de Rio Branco e encanta moradores
  • No Acre, TRE registra baixa procura em mutirão e alerta para prazo eleitoral
  • Incêndio atinge hotel abandonado em Rio Branco
  • Homem é achado morto em ramal de Cruzeiro do Sul
  • Trio armado faz mãe e filha reféns durante assalto em Rio Branco
  • Acre lidera queda de casos de malária na Amazônia Legal no primeiro trimestre
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
domingo, abril 26
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»Destaque 2

Jogo criado por alunos da Ufac vai representar o Acre na Alemanha em 2026

Por Redação Juruá em Tempo.1 de dezembro de 20253 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

Inspirado nas florestas amazônicas e no cotidiano de jovens estudantes acreanos, um jogo desenvolvido por onze universitários de Sistemas de Informação da Ufac vai atravessar o oceano e ganhar vitrine internacional em agosto de 2026, na Alemanha. A informação foi divulgada pelo g1, após o grupo conquistar a preferência do público na Mostra Competitiva de Jogos da Amazônia Legal, durante a Headscon 2025, realizada em Rio Branco. Além do reconhecimento, os desenvolvedores levaram para casa R$ 21,5 mil em premiação.

Inspirado nas florestas amazônicas e no cotidiano de jovens estudantes acreanos, um jogo desenvolvido por onze universitários de Sistemas de Informação da Ufac/ Foto: Reprodução

O game, batizado de Carbon – 0, acompanha os irmãos Ícaro e Maria, que embarcam em uma investigação ambiental para provar a inocência do pai. Na trama, os personagens precisam reunir pistas, descobrir fraudes e até invadir empresas envolvidas em crimes ambientais. O projeto nasceu dentro da universidade ao longo de 2024 e 2025, entre horas de estudo, trabalhos finais e a correria típica da graduação.

Como a premiação oferece apenas uma vaga para representar a equipe no exterior, o grupo escolheu o estudante André Siqueira, de 25 anos, para assumir a missão na Alemanha. Em entrevista ao g1, ele disse que o anúncio da vitória foi um daqueles momentos que ficam marcados para sempre.
“Quando chamaram nosso jogo, a gente gritou, pulou… não sei se vou sentir isso de novo”, relatou.

Para André, o prêmio reforça que a equipe está no caminho certo. “Nos dá ainda mais gás para continuar, em um ritmo mais acelerado, e entregar o que o público e os avaliadores esperam de nós”, afirmou.

O desafio de criar um game na rotina acadêmica

A produção do Carbon – 0 exigiu da equipe muito mais que criatividade. A maioria dos estudantes tinha pouca experiência prática em programação e precisou equilibrar o desenvolvimento com aulas, provas e outras demandas da graduação.

O universitário Thiago Costa, que integra o grupo, explica que o interesse por criar jogos nasceu em um evento interno da Ufac, no ano passado, quando ele e alguns amigos tentaram desenvolver um game digital do zero.
“Ficamos em terceiro lugar. Daí pra frente, o grupo só cresceu, e a nossa vontade de fazer jogos também”, contou.

Segundo ele, a boa recepção do Carbon – 0 na Headscon veio da combinação entre narrativa envolvente e a forma como a equipe apresentou o projeto.
“A gameplay é simples e fácil de entender, o que atraiu crianças e pessoas que não jogam tanto. Mas eu acho que o carisma do grupo fez muita diferença”, avaliou.

Rumo à Alemanha com novas expectativas

Com quase um ano até a apresentação oficial em 26 de agosto de 2026, o grupo já trabalha em uma reformulação completa do jogo. Eles pretendem incluir novas mecânicas, aprimorar a arte, ajustar a narrativa e polir detalhes técnicos para entregar uma versão mais robusta ao público europeu.

A viagem, além de representar o Acre e a Ufac, abre portas importantes para o futuro dos jovens desenvolvedores. A participação no evento deve colocar o Carbon – 0 diante de estúdios internacionais, profissionais experientes e tendências do mercado global de games — um passo enorme para quem, até pouco tempo atrás, criava jogos entre uma aula e outra.

Por: Contilnet.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2026 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.