Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Gabriela Câmara diz que Antônia Lúcia sofre de problemas psicológicos e “não aceita ajuda”
  • Engenheiro é preso durante operação que investiga licitações irregulares em cidades do Acre
  • Estado inaugura sala de acolhimento para vítimas de violência na Delegacia da Mulher em Cruzeiro do Sul
  • “Cadê a vagabunda?”: Antônia Lúcia invade plenário de Câmara à procura de suposta amante do marido; veja vídeo
  • Brancos ganham R$ 1,6 mil a mais que pretos no Acre, aponta IBGE
  • Última superlua de 2025 ilumina o céu nesta quinta-feira
  • Nutricionista de 48 anos se torna 1ª mulher faixa-preta em jiu-jítsu no Juruá
  • EUA alertam cidadãos americanos para deixar Venezuela “imediatamente”
  • Operação prende 12 faccionados no Acre e em Mato Grosso
  • Detran-AC convoca proprietários de mais de 400 veículos em Rio Branco e Cruzeiro do Sul para evitar leilão
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
quinta-feira, dezembro 4
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»COTIDIANO

Leoa que matou homem em zoológico de João Pessoa (PB) não será sacrificada; jovem tinha 19 anos

Por Redação Juruá em Tempo.1 de dezembro de 20254 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

A leoa que matou um homem depois de ele invadir o recinto de felinos do Parque Zoobotânico Arruda Câmara, conhecido como Bica, em João Pessoa, na Paraíba, não será sacrificada. A direção do estabelecimento afirmou que Leona está bem e segue em observação e acompanhamento contínuo, já que passou por um “nível elevado de estresse”. A administração do parque ressaltou que o animal não apresenta comportamento agressivo e que a eutanásia jamais foi cogitada.

“É importante reforçar que em nenhum momento foi considerada a possibilidade de eutanásia. A Leona está saudável, não apresenta comportamento agressivo fora do contexto do ocorrido e não será sacrificada. O protocolo em situações como essa prevê exatamente o que está sendo feito: monitoramento, avaliação comportamental e cuidados especializados”, destacou o parque em nota.

O parque acrescentou que médicos veterinários, tratadores e técnicos estão dedicados “integralmente” ao bem-estar de Leona para garantir que ela “fique bem, se estabilize emocionalmente e retome sua rotina com segurança”.

O Conselho Regional de Medicina Veterinária da Paraíba (CRMV-PB) anunciou que vai instituir uma comissão técnica para avaliar o Parque da Bica, que foi fechado após o ataque. Não há previsão para a reabertura a visitantes.

O homem morto foi identificado como Gerson de Melo Machado, mais conhecido como Vaqueirinho, de 19 anos. Ele invadiu o recinto de felinos neste domingo e não resistiu aos ferimentos causados por um dos animais. A TV Cabo Branco informou que Vaqueirinho tinha transtornos mentais.

A Secretaria de Meio Ambiente abriu uma investigação das circunstâncias do fato, segundo a prefeitura da capital paraibana. Em nota, o Conselho Regional de Veterinária afirmou que a comissão vai “analisar as condições estruturais e operacionais do parque e dialogar com a Prefeitura Municipal de João Pessoa, visando colaborar para a implementação de medidas preventivas mais rigorosas e eficazes”. O órgão afirmou, ainda, que vai buscar, junto à administração da Bica e aos responsáveis técnicos pelo local, “esclarecimentos sobre os cuidados adotados, os protocolos de segurança existentes e eventuais falhas que possam ter contribuído para o ocorrido”.

Na nota, o CRMV-PB pontuou que o Parque da Bica já havia registrado furtos de animais no passado, o que, para o órgão, “reforça a necessidade urgente de revisão dos sistemas de vigilância, controle de acesso e manejo”. O objetivo principal é garantir a segurança da população e o bem-estar dos animais, segundo o conselho.

Entenda o caso

De acordo com a administração do Parque da Bica e a prefeitura de João Pessoa, Vaqueirinho invadiu “deliberadamente” o recinto da leoa no zoológico. O poder municipal destacou que, “de maneira rápida e surpreendente”, ele escalou uma parede de seis metros, as grades de segurança, chegou a uma das árvores do espaço e entrou na jaula. Vídeos que circulam pelas redes sociais mostram a ação do homem, que foi atacado pelo animal e não resistiu aos ferimentos.

A prefeitura afirmou, em nota, que equipes de segurança tentaram impedir a ação do homem, mas não conseguiram.

“Assim que a ocorrência foi constatada, o parque foi imediatamente fechado para os procedimentos de segurança e remoção do corpo”, afirmou o poder municipal, que prestou solidariedade à família.

Em nota, a prefeitura ressaltou que, apesar do sistema de segurança do parque, que “atende às normas técnicas”, o “episódio lamentável” ocorreu porque “o homem insistiu na invasão”. Pelo Instagram, o Parque da Bica afirmou que “sempre seguiu padrões rigorosos de segurança em seus recintos”.

“O espaço da leoa conta com mais de 8 metros de altura, grades reforçadas e todas as barreiras técnicas previstas para garantir a proteção dos animais e dos visitantes. O ocorrido foi um incidente absolutamente imprevisível, fora de qualquer cenário dentro da rotina do parque”, destacou a administração do zoológico.

Veterinário do parque, Thiago Nery destacou que a leoa ficou “em choque” com o ocorrido, mas obedeceu às ordens da equipe.

— O animal é condicionado, então ele passa gradativamente, anualmente, por treinamentos, e esse treinamento garantiu que conseguíssemos colocar esse animal de volta sem uso de arma de fogo, sem uso de tranquilizante, de dardo. E aí ele obedeceu, foi pra dentro do seu recinto. Obviamente que teve uma demora porque o animal estava muito estressado e em choque também — disse, em vídeo.

Ainda segundo o parque, a leoa passará por acompanhamento e avaliação nos próximos dias “por ter passado por um momento de grande estresse”.

“A Bica permanecerá fechada para visitação até a conclusão das investigações e dos procedimentos oficiais, prezando pela transparência e pelo compromisso com a segurança de nossos visitantes, colaboradores e animais”, acrescentou o espaço, numa segunda nota publicada no Instagram.

Por: O Globo.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2025 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.