O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quarta-feira (10) as Estatísticas do Registro Civil de 2024, reunindo dados fornecidos pelos cartórios de todo o país. No Acre, o levantamento mostra estabilidade no número de casamentos, mas aumento nos divórcios. A média estadual ficou em 5,37 casamentos por mil habitantes e 1,44 divórcios por mil habitantes.
Assis Brasil lidera o ranking, com 15,7 casamentos por mil habitantes, mais que o triplo da média estadual. Em seguida aparecem Epitaciolândia (8,7) e Xapuri (7,9), que também registram índices acima do registrado no restante do estado.
Na outra ponta, três municípios tiveram os menores números. Marechal Thaumaturgo registrou apenas 0,5 casamento por mil habitantes, enquanto Santa Rosa do Purus anotou 0,7. Logo depois aparece Mâncio Lima, com 2,9, todos bastante abaixo da média do Acre de 5,37.
Assis Brasil lidera a lista, puxando a média estadual para cima/Foto: ContilNet
O comportamento dos divórcios também mostra contrastes regionais. Acrelândia lidera o estado, com 3,3 divórcios por mil habitantes, seguida por Senador Guiomard (3,1) e Plácido de Castro (2,9). Todas acima da média estadual de 1,44.
Já entre os menores índices estão municípios isolados da região amazônica. Santa Rosa do Purus, Jordão e Marechal Thaumaturgo não registraram nenhum divórcio em 2024, segundo os dados do IBGE. A taxa zero reforça o impacto de fatores como baixa população e menor acesso a serviços cartoriais.
Nos maiores centros urbanos, Rio Branco apresentou 5,2 casamentos e 2,6 divórcios por mil habitantes, mantendo-se próxima da média estadual em casamentos, mas acima no número de divórcios. Em Cruzeiro do Sul, a taxa de casamentos chegou a 7,9, enquanto a de divórcios ficou em 1,5, alinhada ao índice médio do Acre.


