A chegada de uma nova onda polar deve mudar o tempo no Acre nos próximos dias, com previsão de chuvas intensas e redução das temperaturas. A previsão foi divulgado nesta segunda-feira, 15, pelo pesquisador meteorológico Davi Friale, que aponta a incursão do fenômeno a partir da noite de terça, 16, para a madrugada de quarta, 17.
Segundo Friale, esta será a 25ª onda polar registrada em 2025 e, possivelmente, a última da primavera. O sistema pode provocar chuvas fortes em vários municípios, principalmente nos vales dos rios Acre, Xapuri, Iaco e Purus.
A previsão indica risco de transtornos em áreas vulneráveis, como alagamento de ruas, queda de galhos e árvores, deslizamentos de terra e danos a edificações.
Com a chegada da massa de ar frio, a temperatura deve cair, amenizando o calor dos últimos dias. As mínimas previstas para o amanhecer de quarta e quinta-feira variam entre 17 °C e 20 °C nos municípios do vale do rio Acre, com destaque para Brasiléia, Epitaciolândia, Xapuri e Assis Brasil.
Na quarta-feira, 17, o tempo deve permanecer com muitas nuvens e temperaturas mais amenas em grande parte do estado. As máximas durante a tarde podem ficar abaixo de 25 °C em Rio Branco, Brasiléia e cidades vizinhas.
A previsão indica melhora gradual das condições meteorológicas entre quinta-feira e sábado, com baixa probabilidade de chuvas nesse período.
Em relação aos rios, Friale informa que o nível do Rio Acre, em Rio Branco, deve subir levemente em razão das chuvas, mas continuará muito abaixo da cota de alerta. Já em Cruzeiro do Sul, o Rio Juruá, que ultrapassou a cota de alerta no último sábado, tende a continuar em processo de vazante ao longo da semana.

