Enquanto a maioria das crianças de 11 anos sonha com celulares, videogames e os brinquedos mais badalados do ano, um pedido sincero e comovente de um menino de São Roque, São Paulo tocou o coração da internet e dos moradores locais. Em vez de presentes materiais, Paulo Marcos da Silva Oliveira escreveu uma carta ao Papai Noel pedindo um ‘Natal feliz’ e, principalmente, a saúde de sua mãe, Josieve Vieira da Silva, de 55 anos, que recebeu recentemente o diagnóstico de depressão.
A menção à saúde da mãe na carta, que rapidamente viralizou, pegou Josieve de surpresa. Contudo, Paulo explicou ao g1 que seu maior desejo é ter a mãe contente para que a família possa ter um Natal verdadeiramente feliz.
A família tem enfrentado uma rotina difícil após o diagnóstico de Josieve, e a situação é agravada pela falta de apoio de outros parentes.
“Tenho muitos sonhos, mas o meu maior sonho é passar o Natal bem com a minha mãe e meus irmãos. Tivemos muitas perdas na família. (…) Tenho muita tristeza no coração, pois minha mãe fazia bico, mas hoje em dia ela não pode ficar sozinha,” escreveu Paulo em um trecho emocionado da carta.
O menino, que mora com a mãe e três irmãos (de 12, 14 e 15 anos), revela uma maturidade precoce ao lidar com as dificuldades, incluindo o abandono paterno. “Todos os dias oro para Deus nos guardar, só Deus sabe de nós,” conclui o garoto.
Josieve Vieira da Silva é mãe de dez filhos no total, mas apenas quatro moram com ela atualmente. Os outros seis não mantêm contato com a família.
Emocionada, a mãe de Paulo contou ao g1 que o gesto do filho foi surpreendente e reforçou sua gratidão por ter um filho com tanta empatia. Ela afirmou ser capaz de fazer qualquer coisa pela família, inclusive buscar doações de alimentos para garantir o sustento de todos.
Ao final de sua tocante mensagem, Paulo expressou a preocupação com a exposição, mas a fé falou mais alto: “Eu estava com medo de escrever [a carta] e todos julgarem minha família, mas eu entrego na mão de Deus.”

