Início / Versão completa
Destaque 3

Quase 400 casos de violência no Acre têm ex-companheiros como agressores, aponta levantamento

Por A Gazeta do Acre. 05/12/2025 17:04
Publicidade

Ex-companheiros estão entre os principais responsáveis por casos de violência registrados no Acre, segundo dados do Painel da Central de Atendimento à Mulher. O levantamento indica 392 ocorrências envolvendo agressores de relacionamentos anteriores, além de 139 protocolos de atendimento e 144 denúncias formalizadas. O cenário reforça um alerta já conhecido pelas redes de proteção: muitas vezes, a violência se intensifica, ou se torna mais visível, após o fim do relacionamento.

Publicidade

Entre 1º de janeiro e 31 de outubro de 2025, o estado contabilizou 2.999 episódios de violência doméstica, sendo 1.088 cometidos dentro da casa da vítima. No mesmo período, foram registrados 1.675 protocolos e 1.726 denúncias feitas pelos canais oficiais.

As relações íntimas, atuais ou encerradas, concentram a maior parte das agressões. Depois dos ex-companheiros, aparecem companheiros atuais (335 casos), esposos(as) (239) e ex-esposos(as) (183). Os dados evidenciam que o ambiente doméstico segue como o principal espaço de risco para mulheres.

Outras ligações familiares também registraram números expressivos: agressões cometidas por filhos(as) somam 105 casos e por pais, 78. Há ainda 58 registros envolvendo vizinhos, além de ocorrências com empregadores, padrastos e madrastas, tios, sobrinhos e demais pessoas do convívio.

Publicidade

O levantamento mostra ainda crescimento das denúncias no segundo semestre. De julho a outubro, foram 878 ligações, número que já supera todo o primeiro semestre do ano, que fechou com 829 registros.

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.