Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Mulheres entre 40 e 44 anos são as principais vítimas de feminicídio no Acre em 2025
  • Acre registra nove mortes em intervenções policiais em 2025, aponta MPAC
  • Homem é encontrado morto à margem da BR-364, na região do Lagoinha
  • Rio cheio, balseiros e distância extrema dificultam buscas por criança que desapareceu no Acre
  • Morre o mexicano que deteve o recorde de homem mais pesado do mundo, com 595 kg
  • Modric elege treinador mais rígido com quem trabalhou: “Fez Cristiano Ronaldo chorar”
  • Pentacampeão, ex-lateral Roberto Carlos enfrenta complicações em cirurgia no coração
  • Filipe Luís é eleito o melhor técnico do continente após temporada histórica no Flamengo
  • Arrascaeta, do Flamengo, é eleito o Rei da América e supera Messi com ampla vantagem
  • 2025 é um dos anos mais sombrios para paz desde fim da 2ª Guerra Mundial
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
quarta-feira, dezembro 31
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»Acre

Rio Acre reduz 50 centímetros em 24 horas

Por Redação Juruá em Tempo.31 de dezembro de 20252 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

O Rio Acre registrou, nesta quarta-feira, 31, 14,88 metros, apontando o primeiro recuo mais expressivo após dias de avanço contínuo das águas em Rio Branco. A redução foi de 50 centímetros em pouco mais de 24 horas, ainda de acordo com informações divulgadas pela Defesa Civil Municipal. Os dados são das 5h16.

Na terça-feira, 30, o rio iniciou o dia com 15,38 metros e encerrou a noite em 15,07 metros, mantendo uma queda gradual ao longo do dia, mesmo sem registro significativo de chuva naquele período. Já nas últimas 24 horas, choveu 11,6 milímetros,

A elevação do Rio Acre e de seus igarapés já impactou diretamente cerca de 20 mil pessoas em Rio Branco, o equivalente a aproximadamente 5 mil famílias, ainda de acordo com a Defesa Civil. Desse total, 4 mil famílias vivem na zona urbana e mais de mil na zona rural.

Na segunda-feira, 29, a Prefeitura de Rio Branco decretou situação de emergência em razão da cheia, que atingiu dezenas de bairros, comunidades ribeirinhas e áreas rurais. A medida foi ampliada para emergência em saúde pública, diante do risco de surtos e agravamento das condições sanitárias nas áreas alagadas.

O coordenador da Defesa Civil Municipal, tenente-coronel Cláudio Falcão, afirmou que o volume de pessoas atingidas exige mobilização permanente. “Nós já estamos alcançando um universo de cerca de cinco mil famílias, o que pode chegar a aproximadamente 20 mil pessoas. É um número muito elevado e que exige resposta rápida, contínua e organizada do município”, destacou.

Desde a última sexta-feira, 26, equipes atuam na retirada de moradores das áreas mais vulneráveis. Segundo Falcão, o trabalho envolve remoções emergenciais, abertura de abrigos e encaminhamento das famílias à assistência social. “Estamos retirando pessoas, levando diretamente para os locais de acolhimento e garantindo que elas sejam assistidas com segurança”, explicou.

Atualmente, centenas de ocorrências já foram registradas pelos órgãos de emergência, e pelo menos 140 famílias estavam acolhidas em abrigos públicos no início da semana. Para evitar superlotação, a prefeitura iniciou a construção de 60 novos abrigos no Parque de Exposições Wildy Viana.

O prefeito Tião Bocalom afirmou que a prioridade da gestão é garantir atendimento imediato às famílias atingidas. “Quem está perdendo tudo não pode esperar. A ajuda precisa chegar agora”, disse. Ele também destacou a ampliação da estrutura de acolhimento para receber os desabrigados “com dignidade e respeito”.

Por: A Gazeta do Acre.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2025 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.