Início / Versão completa
Polícia

Ação conjunta combate garimpo ilegal na fronteira entre Brasil e Bolívia

Por AC24horas. 15/01/2026 07:36
Publicidade

Uma operação conjunta foi realizada para combater o garimpo ilegal de ouro na fronteira entre Brasil e Bolívia. A ação foi coordenada pela Polícia Federal (PF), por meio do Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia (CCPI), em parceria com a Polícia Nacional da Bolívia, com apoio da Polícia Militar de Rondônia (PMRO) e do Ibama.

Publicidade

Durante a operação, foram inutilizadas dragas clandestinas em território brasileiro e apreendido mercúrio, substância altamente tóxica ao meio ambiente e à saúde. A Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) também participou da ação, auxiliando na proteção dos recursos naturais.

A operação integra a “Operação Madeira Mamoré”, que reúne forças de segurança federais e estaduais para enfrentar crimes ambientais e transnacionais na fronteira noroeste de Rondônia.

Mais de 50 agentes do Brasil e da Bolívia participaram da ação, com o uso de seis embarcações para fiscalizações nos rios Mamoré e Madeira, no Brasil, e Madre de Dios, na Bolívia.

Publicidade
Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.