Ícone do site O Juruá Em Tempo

Acre cria programa de apoio psicológico para mulheres vítimas de violência doméstica

Mulheres que sofreram ou sofrem violência doméstica no Acre terão mais apoio no enfrentamento das consequências emocionais e sociais da agressão. É que uma lei, sancionada pelo governador Gladson Camelí na edição desta quarta-feira (28) do Diário Oficial do Estado (DOE), institui o Programa de Apoio Psicológico a Mulheres Vítimas de Violência Doméstica, que prevê atendimento psicológico gratuito e especializado em todo o estado.

A norma já está em vigor e tem origem em projeto de lei apresentado pelo deputado estadual Fagner Calegário.

A iniciativa tem como foco oferecer acolhimento individual, acompanhamento continuado e participação em grupos terapêuticos, respeitando o sigilo e as necessidades de cada vítima. O atendimento poderá ser feito tanto por encaminhamento de delegacias especializadas, do Ministério Público, da Defensoria Pública ou dos centros de referência da mulher, quanto por procura espontânea.

Para viabilizar o programa, o governo estadual poderá firmar parcerias com universidades, organizações da sociedade civil, hospitais, unidades de saúde e instituições que atuam diretamente na defesa dos direitos das mulheres. Psicólogos e assistentes sociais habilitados serão responsáveis pelos atendimentos, com garantia de capacitação permanente para melhorar o acolhimento e a abordagem das vítimas.

A lei também prevê que, quando necessário, as mulheres atendidas sejam encaminhadas para outros serviços da rede de proteção e assistência. A regulamentação do programa deverá ser feita pelo Poder Executivo no prazo de até 180 dias.

Sair da versão mobile