Ícone do site O Juruá Em Tempo

Bombeiros registram cinco ocorrências de naufrágio e afogamento no Vale do Juruá em janeiro

O Corpo de Bombeiros do Acre já contabiliza cinco atendimentos relacionados a naufrágios e afogamentos nos municípios do Vale do Juruá neste início de 2026. Os dados foram compilados até esta quinta-feira (29) e acendem um alerta para os riscos de navegação na região.

De acordo com o comandante da regional, major Josadac Ibernon, o período é marcado pelo aumento do nível dos rios e maior tráfego de embarcações, o que torna as águas mais agitadas e eleva a possibilidade de acidentes. “A quantidade é bastante significativa para apenas um mês, o que reforça a necessidade de mais cuidado por parte dos condutores de embarcações”, destacou.

O oficial reforçou ainda a importância de medidas preventivas, como respeitar a capacidade máxima de peso das embarcações e garantir o uso obrigatório de coletes salva-vidas, sobretudo nos transportes coletivos.

O último caso ocorreu na quarta-feira (28), quando uma embarcação que saiu de Cruzeiro do Sul com destino a Porto Walter afundou nas proximidades de Rodrigues Alves. Apesar do susto, não houve registro de mortes ou feridos. Segundo o major Ibernon, o piloto conseguiu conduzir o barco até a margem antes do afundamento total, o que facilitou o trabalho de recuperação. A própria tripulação e os passageiros conseguiram sair da embarcação em segurança, e os proprietários retiraram a lancha do rio antes da chegada da equipe de mergulho.

Portanto, diante do aumento das ocorrências, os Bombeiros orientam que condutores, tripulantes e passageiros redobrem a atenção durante a navegação, especialmente neste período de cheia dos rios amazônicos.

Sair da versão mobile