O cantor Conrado confirmou, em entrevista exclusiva à coluna, que ingressou com uma ação judicial envolvendo a TV Globo e a empresa RA Renato Aragão Produções Artísticas, responsável pela gestão da obra de Os Trapalhões.
Segundo o artista, ele nunca recebeu valores referentes a direitos de imagem ou autorais pelas reprises do humorístico exibidas no antigo canal Viva — hoje Globoplay Novelas — nem pelas versões atualmente disponíveis no Globoplay.
Vínculo era com a produtora, diz cantor
Conrado afirma que, entre 1990 e 1994, período em que integrou o elenco de Os Trapalhões, não tinha contrato direto com a Globo, mas sim com a empresa de Renato Aragão. Ele diz que só teve conhecimento dessa estrutura contratual anos depois.
“Eu não sabia disso. O contrato era da Renato Aragão emprestando o Conrado para a Rede Globo. Eu tive convites para ir para a Globo, mas preferi ficar com Os Trapalhões, por honestidade com quem me colocou lá, que era o Renato”, afirmou.
Levantamento aponta cerca de 240 episódios
De acordo com o cantor, seus advogados identificaram cerca de 240 episódios do programa disponíveis atualmente no Globoplay. Conrado estima aparecer em aproximadamente 80% desse material.
A equipe jurídica analisou o tempo de exposição, participações e relevância das aparições, dados que foram incluídos no processo que discute o pagamento de direitos autorais.
Responsabilidade seria da produtora
Conrado afirmou que ainda não teve acesso formal à resposta da Globo, mas entende que a responsabilidade pelo pagamento não seria da emissora, e sim da produtora ligada a Renato Aragão.
“Quem teria que ter negociado era quem o artista pertencia. Antes de colocar a reprise no ar, teria que ter negociado comigo. Meu contrato era com a Renato Aragão, não com a Globo”, declarou.
O cantor reforçou que nunca foi procurado para negociar valores, seja para reprises na TV ou para exibição em plataformas de streaming.
Tentativa de acordo antes da Justiça
Segundo Conrado, ele tentou resolver a situação fora do Judiciário e chegou a procurar Lilian Aragão, esposa de Renato Aragão, mas não obteve resposta. Diante disso, decidiu ingressar com a ação judicial.
O processo pede o pagamento de R$ 100 mil em direitos autorais, referentes às reprises de Os Trapalhões exibidas entre 2017 e a atualidade.

