Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Trabalhador morre após ser atingido por árvore durante derrubada em Rodrigues Alves
  • Na Bahia, condutor do Samu de Cruzeiro do Sul morre após passar mal
  • Gefron apreende 40 quilos de skank e prende quatro homens no Rio Iaco
  • Homem se entrega em delegacia de Cruzeiro do Sul por roubo e ameaças de facção
  • Polícia Civil apreende caminhonete em investigação sobre desvio de medicamentos
  • Com 35,6 mm de chuva em 24 horas, Rio Acre volta a ultrapassar os 10 metros na capital
  • Mais de 60 mil eleitores ainda não regularizaram o título
  • Censipam prevê tempo instável e chuvas em todo o Acre neste domingo
  • Agro brasileiro fecha 2025 com recorde em exportações; veja destaques
  • Polarização ‘transbordou política’ e cansou, diz idealizador da chapa Lula-Alckmin
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
domingo, janeiro 11
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»Destaque

Entre 2024 e 2025, Cruzeiro do Sul registra queda de 35% nos casos de malária

Por Redação Juruá em Tempo.10 de janeiro de 20262 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

Em Cruzeiro do Sul, houve uma redução nos casos de malária, além de resultados relevantes no monitoramento e controle da dengue, na comparação entre 2024 e 2025. Os dados foram divulgados pela Prefeitura de Cruzeiro do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, na sexta-feira (09).

Segundo dados do Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Malária (SIVEP), os casos da doença caíram de 3.752 em 2024 para 2.450 em 2025, representando uma redução de 35%. O resultado reforça a efetividade das ações de vigilância, diagnóstico precoce e resposta rápida adotadas pelo município. Durante o ano, foram realizados 41.827 exames de gota espessa e 8.678 testes rápidos, fortalecendo o rastreio e o tratamento oportuno da doença.

No combate à dengue, Cruzeiro do Sul registrou, em 2025, um total de 9.702 casos notificados, sendo 2.697 confirmados, 6.668 descartados e 337 ainda em investigação. Embora o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) indique 6%, considerado de alto risco, houve redução significativa dos casos prováveis ao longo do ano, principalmente nos meses de maior incidência, resultado direto das ações contínuas de controle do mosquito.

O gráfico comparativo entre 2024 e 2025 reforça essa evolução positiva, evidenciando que, embora o início de 2025 tenha apresentado números elevados, a curva da dengue caiu de forma mais acentuada ao longo do ano, diferentemente do comportamento observado em 2024, quando os casos se mantiveram mais estáveis por um período maior.

Para o chefe da Divisão de Controle de Vetores, Leonísio Messias, os resultados são fruto de um trabalho permanente e articulado: “Esses números mostram que o trabalho técnico, o monitoramento constante das áreas de risco e a atuação das equipes em campo estão trazendo resultados concretos. Seguimos firmes nas ações de prevenção, controle vetorial e orientação à população, porque a vigilância precisa ser contínua para proteger a saúde da nossa comunidade”, concluiu.

Por: Assessoria.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2026 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.