Nesta sexta-feira, a Ferrari revelou oficialmente as primeiras imagens da pintura do carro com o qual vai disputar a temporada 2026 da F1. O SF-26, nome de batismo do modelo do próximo campeonato, manteve o tradicional vermelho que caracteriza a equipe italiana na categoria. O veículo será pilotado por Lewis Hamilton e Charles Leclerc.
Os dois pilotos vão reeditar, pelo segundo ano consecutivo, uma parceria que não rendeu os frutos esperados em sua estreia, em 2025. No último ano, Lewis Hamilton foi contratado para substituir Carlos Sainz com expectativas de transformar sua expertise, na pista, em resultados.
No entanto, o heptacampeão passou a temporada sem vitórias, assim como o próprio Leclerc – que ao menos, não saiu de mãos vazias e conquistou sete pódios. Para completar, a equipe ficou em um discreto quarto lugar no campeonato de construtores da F1 em 2025, atrás da campeã McLaren, a vice-campeã Mercedes e a RBR, terceira colocada.
A meta, porém, é de dar a volta por cima em 2026. Ao longo do último ano, Hamilton se dedicou a produzir relatórios apontando os problemas do carro anterior e melhorias para o novo ano. O inglês, por sinal, é o centro de uma mudança importante visando a temporada que está por vir: seu engenheiro, Riccardo Adami, foi retirado da função para outro cargo. Outro nome ainda será anunciado.
As expectativas do time também se centralizam nos esforços visando o novo regulamento técnico da F1 em 2026. A categoria introduzirá novas regras para os carros e motores, o que pode igualar o jogo e permitir que novas protagonistas ressurjam na dianteira do Mundial – que nos últimos anos, foi dominado pela McLaren e RBR.
Veja mais fotos do SF-26:
Apesar da má fase em 2025, os holofotes sobre a Ferrari se explicam: primeiro, pela pompa de sua dupla, já que além das sete estrelas de Hamilton, Leclerc é tido como o futuro da escuderia italiana e já foi apelidado até de “Il Predestinato” (“O predestinado”, em italiano) pela imprensa do país.
Esse, porém, não é o único motivo: a equipe é a mais longeva e a mais bem-sucedida da F1. Única presente em todas as 76 temporadas da categoria desde a primeira, em 1950, a Ferrari é 16 vezes campeã de construtores, absoluta dentre as rivais que já encarou nestas sete décadas de história no esporte.
O SF-26 encara as pistas pela primeira vez entre os dias 26 e 30 de janeiro, em um teste privado voltado para todas as dez equipes. No mês seguinte, dos dias 11 a 13 de fevereiro e, em seguida, entre os dias 18 e 20, a F1 promove outras duas rodadas de teste – estes, abertos à imprensa. A corrida inicial da Fórmula 1 em 2026 está prevista para 8 de março, na Austrália.

