Início / Versão completa
Acre

Governo debate proteção à indústria cafeeira após crítica de cooperativa

Por AC24agro. 13/01/2026 09:59
Publicidade

A próxima segunda-feira (19) será um dia importante para quem pertence à cadeia produtiva do café. O Gabinete Civil do Governo do Acre reúne representantes tanto da produção quando do beneficiamento (indústria), quanto do comércio.

Publicidade

A ideia é discutir quais medidas competem ao Governo do Acre efetivar para garantir a manutenção do volume de produção e, proporcionalmente, manter aquecer o setor industrial cafeeiro acreano.

Os industriários têm feito duras críticas ao Governo do Acre em fóruns empresariais. Eles avaliam que há um descompasso entre produção e industrialização. Creditam isto ao fato de o governo não tomar medidas protecionistas, dificultando a entrada de cafés produzidos em outras regiões.

Em entrevista concedida ao ac24agro no dia 19 de dezembro do ano passado, o presidente da Coopercafé, Jonas Lima, fez a defesa da indústria local. Respaldado por dirigir a maior cooperativa especializada no segmento no Acre, Lima foi taxativo. “O governo não fez nada para proteger a indústria do Acre”, afirmou. Ele classificou a postura do governo como equivocada porque se não houver incentivo à indústria local, os cofres públicos gastaram mais porque poderá haver desemprego.

Publicidade

Na sequência, o presidente da Associação Acreana de Supermercados (ASA), Ádem Araújo, reagiu e defendeu a não intervenção do Estado na entrada de café de outras regiões do país. “Qualquer coisa que se pensar em fazer, qualquer aumento de tributação do café de fora, é prejudicar o consumidor”, avalia o empresário, sócio da maior rede de supermercados do Acre.

A discussão prevista para acontecer na próxima segunda-feira foi mediada pelo gabinete da vice-governadora, Mailza Assis.

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.