Antes de estrear no Australian Open – na noite desta segunda-feira, não antes das 23h, diante do americano Eliot Spizzirri – João Fonseca perdeu duas posições no ranking. Na lista da ATP atualizada nesta segunda, o brasileiro aparece na 32ª posição.
O carioca – que estava na 30ª colocação na semana passada – foi superado, no ranking atualizado nesta segunda por dois jogadores. O tcheco Tomas Machac, campeão do ATP 250 de Adelaide, saltou 11 colocações, indo ao número 24 do mundo. Valentin Vacherot, de Mônaco, ganhou um posto na lista da ATP e, agora, é o 31º colocado. Ele parou nas quartas de final em Adelaide.
O Australian Open será o primeiro torneio de João Fonseca no ano. Ele disputaria duas competições antes, Brisbane e Adelaide, mas desistiu em consequência de dores na lombar. O brasileiro é o cabeça de chave 28 do primeiro Grand Slam da temporada. No ranking usado para fechar os pré-classificados do Australian Open, João estava em 30º lugar mas se beneficiou de duas desistências de tenistas a sua frente na lista (o britânico Jack Draper e o dinamarquês Holger Rune) para ser o 28º.
Em fevereiro, o carioca de 19 anos defende pontos pelo título do ATP 250 de Buenos Aires, no saibro. Na semana seguinte, de 14 a 22 de fevereiro, estará no Rio Open.

