Ícone do site O Juruá Em Tempo

Mais de 60 mil eleitores ainda não regularizaram o título

Mais de 60 mil eleitoras e eleitores ainda precisam procurar a Justiça Eleitoral para regularizar a situação antes das Eleições Gerais de 2026. O prazo final para resolver pendências, atualizar dados ou emitir o primeiro título termina em 6 de maio. Após essa data, o cadastro eleitoral será fechado e não poderá ser modificado até depois do pleito.

Até o encerramento do prazo, é possível tirar o primeiro títulotransferir o domicílio eleitoralatualizar informações cadastrais e regularizar pendências, inclusive nos casos de títulos cancelados. Segundo dados da Justiça Eleitoral, cerca de 23 mil títulos foram cancelados até o fim de 2025 por ausência nas três últimas eleições consecutivas. Para voltar a votar, esses eleitores precisam quitar eventuais débitos e solicitar um novo título dentro do período permitido.

Outro ponto de atenção é a biometria. Mais de 37 mil eleitores ainda não possuem o cadastro biométrico, exigência que também pode ser cumprida até o dia 6 de maio. A ausência da biometria não impede o voto neste momento, mas o procedimento é recomendado para manter o cadastro atualizado.

O fechamento do cadastro ocorre 150 dias antes da eleição. Como o primeiro turno das Eleições Gerais de 2026 está marcado para 4 de outubro, o dia 6 de maio se torna a data-limite para qualquer alteração no sistema eleitoral.

O voto é obrigatório para brasileiras e brasileiros maiores de 18 anos e facultativo para pessoas analfabetas, maiores de 70 anos e jovens de 16 e 17 anos. O primeiro título pode ser solicitado a partir dos 15 anos, mas o direito de votar só é garantido, de forma facultativa, a quem completar 16 anos até a data da eleição.

O atendimento segue as regras do Provimento nº 5/2025 da Corregedoria-Geral da Justiça Eleitoral. Cartórios eleitorais e centrais de atendimento funcionam em horários definidos pelos tribunais regionais, com garantia de atendimento a todas as pessoas que comparecerem dentro do expediente até o último dia do prazo.

A recomendação é não deixar a regularização para os últimos dias, evitando filas e dificuldades no acesso aos serviços.

Sair da versão mobile