Ícone do site O Juruá Em Tempo

Passos de Campeão incentiva prática esportiva com Taekwondo gratuito, em Cruzeiro do Sul

O cirurgião-dentista e faixa preta de Taekwondo Daniel Souza iniciou, no último dia 13 de janeiro, o projeto “Passos de Campeão”, que oferece aulas gratuitas da modalidade para crianças, jovens e adultos em Cruzeiro do Sul. A iniciativa tem como objetivo incentivar a prática do esporte no município e formar uma equipe local para competir em campeonatos estaduais e nacionais.

De acordo com Daniel Souza, o nome do projeto representa o caminho de crescimento e aprendizado de cada participante, dentro e fora do tatame.
“Cada passo simboliza disciplina, respeito e superação. O verdadeiro campeão é aquele que cresce como cidadão, não apenas quem ganha medalhas”, destaca o idealizador.

Atualmente, o projeto conta com 25 jovens e adultos e 12 crianças entre 9 e 12 anos, com mais 10 vagas ainda disponíveis para crianças nessa faixa etária. As aulas estão sendo realizadas na área da residência do professor e todo o trabalho é mantido com recursos próprios e apoio de parceiros locais, como Malharia Acre Fardas, Urban Store e Casa da Castanha.

Daniel lembra que conheceu o Taekwondo aos 13 anos, quando morava em Rio Branco e enfrentava dificuldades típicas da adolescência. O esporte transformou sua vida: de um adolescente indisciplinado, tornou-se atleta de destaque, conquistando quatro títulos estaduais e uma medalha de prata na Copa do Brasil de 2016. Formado faixa preta através de um projeto social gratuito, ele decidiu retribuir da mesma forma: “Aprendi de graça e de graça ensinarei”, afirma.

A antiga Associação Cinto Negro de Taekwondo, hoje reaberta em Cruzeiro do Sul, está regularmente associada à Federação de Taekwondo do Estado do Acre (FETEAC), o que garante aos alunos certificados reconhecidos pela Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD) e o direito de participar de competições oficiais.

A próxima meta do grupo é montar uma equipe para representar Cruzeiro do Sul na Copa Acre, prevista para novembro. Para isso, o projeto ainda precisa de apoio com materiais esportivos, como aparadores de chute, capacetes, protetores e luvas.

Os interessados em auxiliar de alguma forma podem entrar em contato pelo Instagram para mais informações: @cintonegro_taekwondo.

Sair da versão mobile