Início / Versão completa
Destaque

PF deflagra operação contra grileiros em Cruzeiro do Sul e sequestra mais de R$ 2 milhões em bens

Por redação O Juruá em Tempo. 21/01/2026 09:52
Publicidade

A Polícia Federal, em parceria com o Ibama, deflagrou na manhã desta terça-feira (21) a Operação Mata Arrendada II, com o objetivo de combater a exploração irregular de terras da União no interior do Acre. A ação ocorreu no município de Cruzeiro do Sul.

Publicidade

As investigações apontam que um grupo estaria promovendo o desmatamento e o loteamento ilegal de áreas destinadas à reforma agrária. Conforme apurado, cerca de 379 hectares de floresta nativa foram destruídos sem autorização ambiental.

Segundo a PF, as áreas desmatadas eram transformadas em pastagens para o arrendamento ilegal de gado, prática proibida por violar a finalidade social dos assentamentos do Incra. Além do impacto ambiental, os investigados teriam obtido ganhos financeiros com a ocupação irregular de patrimônio federal.

Como forma de garantir a reparação dos danos e impedir o enriquecimento ilícito, a Justiça Federal de Cruzeiro do Sul determinou o bloqueio de aproximadamente R$ 2,19 milhões em bens dos envolvidos. Durante a operação, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão, além de ordem de sequestro de valores.

Publicidade

Os alvos poderão responder por crimes como grilagem de terras públicas, desmatamento ilegal, destruição de área de preservação e impedimento da regeneração natural da vegetação. As investigações continuam.

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.