A Prefeitura de Cruzeiro do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na tarde desta sexta-feira, 30, no Complexo Esportivo, a Ação Pré-Carnaval da Saúde, iniciativa que uniu atividade física, lazer e cuidados com a saúde da população.
A ação foi promovida em alusão às campanhas Janeiro Roxo, mês de conscientização e combate à hanseníase, e Janeiro Branco, dedicado à promoção da saúde mental e à prevenção de doenças emocionais. O objetivo foi reforçar a importância do autocuidado, da prevenção e do acesso facilitado aos serviços de saúde, especialmente no período que antecede o Carnaval.

Durante a programação, a população participou de aulão de dança, atividades de promoção e prevenção em saúde, além de vacinação, testes rápidos, aconselhamento, sorteio de brindes e premiação para a melhor fantasia, proporcionando um momento de integração, bem-estar e conscientização.

A participante Sulamita Oliver, de 44 anos, destacou a relevância da iniciativa para a comunidade.
“Acho excelente esse movimento da Prefeitura de incentivar as mulheres à prática de exercícios aqui nesse espaço tão maravilhoso que é o Complexo. Além disso, em momentos como este, a população tem acesso à coleta de exames e ao acompanhamento da saúde. Isso é muito importante e deveria acontecer com mais frequência”, afirmou.

Para Vanessa, de 24 anos, que participou das aulas de dança, a ação facilitou o acesso aos serviços ofertados pela rede municipal de saúde.
“Essa ação é muito importante porque facilita o acesso aos testes rápidos. Aqui, tudo acontece de forma mais simples e acessível”, ressaltou.
O Secretário Municipal de Saúde, Marcelo Siqueira, enfatizou que a iniciativa alia prevenção, cuidado e bem-estar.
“Enquanto um grupo participa das atividades físicas e cuida do corpo e da mente, nossa equipe realiza vacinação, testes rápidos e orientações. É a Prefeitura de Cruzeiro do Sul, por meio da Secretaria de Saúde, promovendo saúde, alegria e conscientização para que a população aproveite o Carnaval com segurança e responsabilidade”, destacou.

