O Rio Acre subiu ainda mais em Rio Branco e atingiu, nesta quinta-feira (29), às 18 horas, a cota de transbordo, de 14 metros, marcando a terceira ocorrência em pouco mais de um mês. As informações são da Defesa Civil Municipal.
O rio vinha apresentando elevação contínua ao longo do dia, impulsionada pelas chuvas registradas nas últimas 24 horas. No início da tarde, o nível já estava em 13,89 metros, a poucos centímetros do limite crítico, e seguiu subindo até ultrapassar a marca de segurança, provocando transbordamentos em pontos mais baixos da cidade.
Com o novo registro, o Rio Acre atinge pela terceira vez, em pouco mais de 30 dias, a cota de transbordo em Rio Branco. A primeira foi ainda em dezembro de 2025, quando o manancial apresentou uma elevação significativa e atingiu os 14 metros; a segunda vez foi no último dia 15 de janeiro, menos de 20 dias depois.

