Rio Branco figura na 15ª colocação entre as 26 capitais brasileiras no pilar de Segurança do Ranking de Competitividade dos Municípios, segundo informações divulgadas nesta quarta-feira (21) pelo Centro de Lideranças Públicas (CLP). A capital acreana ocupa a 312ª posição no ranking geral, que avalia o desempenho de cidades em todo o país.
A segurança pública representa 5,9% do peso total do ranking e avalia as condições oferecidas pelos municípios para garantir tranquilidade, bem-estar social e perspectivas de desenvolvimento a longo prazo. No levantamento, Rio Branco aparece à frente de capitais como Manaus (AM), Fortaleza (CE), Salvador (BA), Recife (PE) e Macapá (AP), mas ainda distante das líderes nacionais.
Foto: Reprodução/CLP
Entre as capitais mais bem colocada,s estão Florianópolis (SC), que lidera o ranking, seguida por Belém (PA) e Porto Alegre (RS). Já nas últimas posições aparecem Palmas (TO) e Macapá (AP).
De acordo com o estudo, cidades com melhores índices de segurança tendem a atrair mais moradores, estudantes, trabalhadores e empreendedores, o que fortalece a economia e os vínculos sociais. Por outro lado, ainda conforme o levantamento, a falta de segurança impacta diretamente a qualidade de vida da população e compromete a competitividade municipal.

