A partir desta quinta-feira (5), os trabalhadores já podem consultar se têm direito ao abono salarial PIS-Pasep 2026, referente ao ano-base 2024.
Trabalhadores da iniciativa privada e servidores públicos receberão sempre no dia 15 do mês vigente ou no primeiro dia útil seguinte, caso a data caia em fim de semana ou feriado, de acordo com o mês de nascimento. Já o encerramento anual dos pagamentos ocorrerá sempre no último dia útil bancário do ano, conforme as normas do Banco Central (veja o calendário completo abaixo).
Como consultar o PIS/Pasep
Pela internet:
1. Acesse o site servicos.mte.gov.br e clique em “Entrar com gov.br”;
2. Faça login com seu CPF e senha cadastrados no Portal Gov.br;
3. Em seguida, clique em “Abono Salarial”;
4. Na próxima tela, aparecerá a informação se o trabalhador receberá ou não o benefício.
Pelo aplicativo:
1. No celular ou tablet, baixe o aplicativo Carteira de Trabalho Digital, caso não o tenha;
2. Faça login com seu CPF e senha cadastrados no Portal Gov.br;
3. Na tela inicial, clique em “Abono Salarial – Consultar”. Caso a opção não apareça, clique no menu da parte de baixo da tela, depois, em “Benefícios e Abono Salarial”;
4. Na próxima página, aparecerá a informação sobre os valores a receber.
Vale lembrar que trabalhadores do setor privado também podem consultar a situação do benefício e a data de pagamento nos aplicativos Caixa Trabalhador e Caixa Tem.
O pagamento do abono salarial PIS/Pasep 2026, referente ao ano-base 2024, começa no dia 16 de fevereiro. A partir deste ano, o abono será pago por meio de calendário fixo.
Veja abaixo todas as datas de 2026:
Calendário de pagamentos PIS/Pasep.
Arte / GZH
Quem tem direito ao PIS/Pasep 2026?
Para ter direito ao PIS/Pasep em 2026, o cidadão precisa ter tido remuneração de até R$ 2.765,92 por mês. Além disso, é necessário ter trabalhado pelo menos 30 dias com carteira assinada em 2024 e estar cadastrado no programa há pelo menos cinco anos.
Até 2035, este limite salarial será reduzido progressivamente. Daqui a 10 anos, só receberá o PIS/Pasep quem ganhar até 1,5 salário mínimo por mês.
Abono salarial 2026
De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a estimativa é de que 26,9 milhões de trabalhadores sejam beneficiados neste ano, com um total de R$ 33,5 bilhões em pagamentos.
Nesta primeira etapa, o benefício será pago aos trabalhadores nascidos em janeiro. Os valores ficarão disponíveis para saque até o encerramento do calendário, em 30 de dezembro de 2026.
Com informações do GHZ.

