Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • O sonho acabou! Eliminação do Brasil causa choro e tristeza em torcida acreana
  • Casos de gripe caem no Acre, mas vírus respiratórios continuam circulando no estado
  • Colisão envolvendo três veículos é registrada na BR-364 no interior do Acre
  • Mais uma Copa sem título e mais um motivo para seguir em frente
  • Feminicídio em Cruzeiro do Sul: mulher é morta pelo ex-companheiro após fim do relacionamento
  • Show de Padre Fábio de Melo reúne multidão na Expoacre Juruá, em Cruzeiro do Sul
  • Aos 18 anos, peão do AM vence rodeio da Expoacre Juruá e leva moto zero quilômetro
  • Expoacre Juruá encerra hoje com cavalgada e show de Leonardo
  • Domingo será de tempo firme e sem chuva em todo o Acre; temperaturas podem chegar a 32°C
  • Mulher grávida de oito meses é presa por suspeita de tráfico
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
segunda-feira, julho 6
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»Acre

Aluno de Rio Branco garante intercâmbio para Nasa e Disney após decisão judicial sobre autorização de viagem

Por Redação Juruá em Tempo.5 de fevereiro de 20262 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

Para o pequeno João, de apenas 11 anos, o horizonte deixou de ser o limite no momento em que seu nome apareceu na lista de selecionados para o programa de intercâmbio “Rumo à Nasa e à Disney” – iniciativa da Prefeitura de Rio Branco.

Aluno dedicado da rede pública de ensino do Acre, ele transformou horas de estudo na oportunidade de conhecer os centros de tecnologia espacial e a magia dos parques norte-americanos. No entanto, o êxtase da conquista foi subitamente interrompido por uma barreira invisível, mas profunda: o peso de uma autorização ausente.

O sonho que parecia tocar as estrelas corria o risco de ser interrompido no solo pela falta da assinatura paterna necessária para a viagem.

Por trás do esforço de João, existe a história de resistência de sua mãe, Ana. Mulher que traz na pele as cicatrizes de um passado marcado por violência doméstica e ameaças de morte, ela criou o filho sozinha desde o nascimento, sendo, simultaneamente, seu porto seguro e sua maior incentivadora.

Ao ver o filho vencer pelo próprio esforço, Ana não permitiu que o medo ou a burocracia do passado impedissem o futuro do menino. Movida pelo amor e pela urgência de proteger o direito que o filho conquistou, ela recorreu à Defensoria Pública do Acre, buscando na Rede Humanizada de Apoio a Meninas e Meninos (Rhuamm) o amparo necessário para garantir a guarda unilateral e a representação legal da criança.

Vitória judicial

O trabalho jurídico sensível resultou em uma decisão favorável que devolveu a paz à família. Ao garantir a guarda unilateral, a justiça permitiu que Ana assinasse toda a documentação para a emissão de passaporte e visto, autorizando as etapas administrativas da viagem nacional e internacional sem depender daquele que se ausentou da criação do filho.

O que para o sistema judicial é uma decisão em papel, para Ana e João foi a validação de uma vida de dedicação e o reconhecimento de que o mérito acadêmico não pode ser refém de traumas familiares.

Agora, o choro de preocupação deu lugar às lágrimas de orgulho. Com a segurança jurídica garantida, João segue empolgado com os preparativos: os trâmites do visto em Brasília e a organização das malas já fazem parte do novo cotidiano.

Por: A Gazeta do Acre.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2026 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.