Com apenas 14 anos, a estudante acreana Ana Joyce do Carmo Gomes voltou a chamar atenção pelo desempenho acadêmico. Ela conquistou aprovação em mais nove cursos superiores, alcançando a marca impressionante de 23 aprovações em universidades de todo o país.
O novo resultado se soma às 14 aprovações obtidas no ano passado, quando Ana já havia se destacado nacionalmente. Agora, entre as novas conquistas, está a Universidade de São Paulo (USP), considerada a melhor instituição de ensino superior da América Latina em 2024.
Ao todo, Ana Joyce foi aprovada em cursos distribuídos por 18 instituições, sendo 11 universidades públicas e 7 privadas. O desempenho reforça o reconhecimento de suas altas habilidades, já identificado pelo Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S), onde participa de atividades educacionais há cinco anos, em Rio Branco.
Na USP, a jovem garantiu vaga no curso de Gerontologia, área voltada à promoção da saúde, do bem-estar e dos direitos das pessoas idosas. Mesmo com o peso da conquista, Ana encarou a aprovação com naturalidade, mostrando maturidade diante do próprio talento.
Atualmente, a estudante cursa o 2º ano do ensino médio no Colégio Militar Tiradentes. Ainda neste ano, segundo o G1, ela deve passar por uma avaliação para tentar avançar diretamente para o 3º ano, acelerando mais uma etapa da vida escolar.

