Início / Versão completa
Acre

DCE denuncia casos de assédio e perseguição contra estudantes do curso de Francês da Ufac

Por Maria Meirelles. 06/02/2026 10:50
Publicidade

O Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Acre (DCE UFAC), por meio da gestão “Vem Quem Tem Coragem”, tornou pública, nesta quinta-feira, 5, uma denúncia grave envolvendo supostas práticas de assédio moral, humilhação e perseguição contra alunos do curso de Letras-Francês.

Publicidade

Segundo a direção do DCE, o caso tomou proporções que ultrapassam o ambiente de sala de aula, evoluindo para processos judiciais e intimidação envolvendo terceiros.

À GAZETA, a direção do DCE informou que estudantes de diversas turmas relataram um padrão de comportamento abusivo por parte de uma docente. Segundo as denúncias, o cenário era marcado por humilhações constantes e perseguições direcionadas; em um dos episódios mais graves, a professora teria pressionado uma aluna para desistir da graduação, sugerindo explicitamente que ela trancasse o curso.

Uma das denúncias mais graves envolve uma estudante que, após relatar perseguições, tornou-se alvo de um processo interno na Ufac e de uma ação judicial movida por um professor por supostas falas indevidas em sala de aula. O DCE acompanhou a aluna em esclarecimentos na coordenação do curso, e o caso acabou registrado na delegacia. Para contestar as acusações e comprovar a conduta da docente, a defesa da estudante afirma possuir gravações de áudio da aula completa.

Publicidade

Confira a nota do DCE

“Assédio moral não é método pedagógico

O DCE se posiciona de forma contundente contra práticas de perseguição, intimidação, retaliação e abuso de autoridade dentro da universidade. O espaço acadêmico deve ser orientado pelo diálogo, pelo pensamento crítico e pela formação cidadã, jamais pela coerção, pelo constrangimento ou pelo medo.

Seguiremos na defesa inegociável dos direitos estudantis, da permanência, da liberdade de expressão e de um ensino público de qualidade. Reafirmamos nosso compromisso com a construção de uma universidade ética, democrática e segura, onde estudantes possam existir, permanecer e se formar com respeito e dignidade. Não aceitaremos o silenciamento nem a normalização da violência.

DCE UFAC – Gestão Vem Quem Tem Coragem”

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.