Empreendedores de Cruzeiro do Sul que atuam com a venda de alimentos, especialmente os que irão trabalhar durante o período do Carnaval, participaram nesta semana de uma capacitação voltada à segurança alimentar. A formação aconteceu por meio de uma parceria entre a Prefeitura e o Senai.
De acordo com a professora e orientadora de gastronomia, Sarah Pontes, o curso tem como foco orientar os vendedores sobre a correta manipulação, armazenamento e preparo dos alimentos, garantindo mais segurança tanto para quem vende quanto para quem consome.
“O objetivo da nossa capacitação hoje foi atender a uma demanda apresentada pela Prefeitura, que demonstra preocupação com a qualidade dos alimentos ofertados nas festividades. Não só no Carnaval, mas em diversos eventos ao longo do ano, onde geralmente são os mesmos empreendedores que atuam”, explicou Sarah.
O curso tem como tema Boas Práticas na Fabricação e Manipulação de Alimentos e aborda desde a forma adequada de se vestir até a higienização correta do ambiente de produção e a maneira segura de ofertar os alimentos ao público.
“A gente ensina como armazenar, preparar e oferecer os alimentos de forma segura e higiênica, para que o cliente tenha um produto de procedência e qualidade”, destacou.
Segundo a orientadora, a iniciativa busca evitar problemas de saúde após as festividades. “Ninguém quer ir para uma festa e no outro dia estar doente. Alimentos bem conservados e armazenados trazem tranquilidade para quem está aproveitando o evento”, afirmou.
Além do curso de manipulação de alimentos, o Senai também oferece diversas outras capacitações na área da gastronomia, como cursos de bolos, doces e pães, ampliando as oportunidades para quem deseja ingressar ou se qualificar no mercado de trabalho, considerado um setor que não sofre crise.
“Quem quer entrar no ramo da alimentação pode procurar o Senai. Tenho certeza de que vai sair muito satisfeito com a qualificação recebida”, completou Sarah Pontes.
A capacitação tem carga horária de 20 horas e reforça o compromisso com a segurança alimentar durante os eventos festivos do município.

