Ícone do site O Juruá Em Tempo

Machado prevê novas eleições na Venezuela em menos de um ano

A líder da oposição na Venezuela e Prêmio Nobel da Paz em 2025, María Corina Machado, estima que o país sul-americano possa realizar “novas eleições democráticas” em menos de um ano.

A declaração foi dada ao Politico, que publicou a entrevista nesta quinta-feira (5).

“Acreditamos que todo o processo [eleitoral] poderá ser concluído em nove ou dez meses.

Mas isso depende de quando irá começar”, afirmou Machado, que ainda não discutiu o assunto com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e nem se reuniu com a chefe de Estado interina de Caracas, Delcy Rodríguez.

Em 3 de janeiro, o então presidente venezuelano Nicolás Maduro, que estava em seu terceiro mandato, foi capturado em uma ação dos EUA e levado a Nova York para ser processado por narcotráfico. Sua vice, Rodríguez, assumiu a liderança de Caracas como interina, trazendo algumas mudanças ao governo chavista de forma a não agravar a tensão com os EUA.

Já Machado, que após viver em paradeiro desconhecido por mais de um ano e meio, deixou a Venezuela em dezembro passado em uma operação com auxílio americano, segundo a imprensa internacional, para receber o Nobel da Paz na Noruega. Ela ainda não retornou a sua terra natal.
   

Sair da versão mobile