Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Região Norte deve ampliar produção de café em 2026 com avanço do conilon, projeta Conab
  • Rodrigues Alves abre chamada pública para compra de alimentos da agricultura familiar
  • Marechal Thaumaturgo compra equipamentos para agricultura familiar
  • Bicho-preguiça é resgatado na varanda de casa no AC
  • DCE denuncia casos de assédio e perseguição contra estudantes do curso de Francês da Ufac
  • Homem é condenado a mais de 20 anos por tentativa de feminicídio contra ex-companheira no Acre
  • Concurso da PM divulga resultado de saúde, matrícula no curso de formação e nova convocação médica
  • Suspeita de tentativa de homicídio é presa após período foragida no interior do Acre
  • Passageiro com mandado de prisão por estupro é detido pela PRF em ônibus na BR-364
  • PF diz que Bolsonaro pode seguir preso na Papudinha e não há necessidade de ‘cuidados em nível hospitalar’
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
sexta-feira, fevereiro 6
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»Política

Ministros do STF pressionam Alcolumbre contra instalação da CPI do Master

Por Redação Juruá em Tempo.6 de fevereiro de 20264 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e Dias Toffoli têm pressionado integrantes do Senado, especialmente o presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), para barrar a instalação da CPMI do Master. Os dois ministros e seus familiares possuem conexões com o dono do banco, Daniel Vorcaro, e por isso temem a abertura de uma nova frente de investigação no Congresso Nacional.

A pressão de uma ala do Supremo contra a CPMI foi confirmada pela equipe da coluna com três fontes que acompanham de perto a discussão nos bastidores, entre interlocutores de Alcolumbre e membros do próprio Senado. Procurados, os ministros não se manifestaram.

O pedido de instalação da CPI mista foi protocolado na última terça-feira (3), com o apoio de 281 parlamentares – 42 senadores e 239 deputados, mais que o número mínimo de assinaturas exigido para o grupo sair do papel (27 senadores e 171 deputados, o equivalente a um terço de cada Casa). O PL de Jair Bolsonaro é a sigla com o maior número de assinaturas – 89.

De acordo com relatos obtidos pelo blog, os ministros têm alegado que a CPMI, caso seja instalada, poderia aprofundar o desgaste da imagem do Supremo, em um momento em que a atuação de Toffoli, relator do caso Master, entrou na mira da opinião pública e de colegas do próprio tribunal.

Toffoli tomou uma série de decisões controversas, entre elas a imposição de sigilo às investigações, a convocação de uma acareação antes mesmo que fossem colhidos depoimentos e a ordem para que o material apreendido na segunda fase da Operação Compliance Zero fosse remetido diretamente para o seu gabinete. Nessa última, ele acabou recuando depois, determinando que o material fosse enviado à Procuradoria-Geral da República (PGR) para a análise dos dados.

Os magistrados também temem a convocação de seus familiares para apresentar esclarecimentos à CPMI. Conforme revelou o blog, o contrato do escritório da advogada Viviane Barci de Moraes, mulher de Alexandre de Moraes, com o Master previa o pagamento de R$ 3,6 milhões todo mês ao longo de um período de três anos, totalizando R$ 130 milhões. Essa questão foi deixada de lado no depoimento de Vorcaro prestado em dezembro do ano passado no Supremo.

Uma das cláusulas do contrato de Viviane previa a atuação em quatro órgãos do Executivo: o Banco Central, o Cade, a Receita Federal e a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) – mas em todos eles, a atividade da mulher de Moraes é um mistério.

Caso a CPMI seja instalada, a oposição também pretende investigar as ligações de Toffoli com o resort Tayayá. Conforme revelou o jornal O Estado de S. Paulo, o pastor e empresário Fabiano Zettel, cunhado do dono do Master é o dono de fundos de investimento que compraram parte da participação de dois irmãos de Toffoli no resort, localizado em Ribeirão Claro, no interior do Paraná.

O local é chamado de “resort do Toffoli” – e o ministro dispõe de uma casa em uma área reservada para hóspedes de alto padrão, conforme informou a colunista Andreza Matais, no site Metrópoles.

Até o momento, nem Hugo Motta, na Câmara, e nem Alcolumbre, no Senado, tem indicado ter nenhuma intenção de instalar a CPMI. Nos bastidores, Alcolumbre tem dito que, se a pressão pela comissão se tornar insustentável, ele poderá autorizar a CPI só com senadores, dado que ele tem maior controle sobre a Casa do que Hugo Motta.

“A CPMI não tem competência para convocar ministros, mas pode convocar aqueles que estão no entorno dos ministros, que têm indícios de participação, envolvimento e relações promíscuas no caso Banco Master”, afirmou o deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ), autor do requerimento de abertura da comissão. “Não dá para varrer a sujeira para debaixo do tapete. Toffoli não poderia ser relator [do caso Master no STF], tinha de ser investigado.”

No requerimento da CPMI, Jordi também defende a “necessidade de investigar eventuais conexões entre gestores privados, intermediários financeiros, agentes públicos e autoridades” – um ponto delicado que os investigadores do caso Master não quiseram explorar no depoimento de Vorcaro ao STF.

Jordy ainda quer que a CPMI apure “a eventual existência de omissões regulatórias, pressões institucionais ou tentativas de interferência indevida no processo de supervisão, decisão e atuação do Banco Central do Brasil, especialmente no tocante à liquidação extrajudicial do Banco Master e à tentativa de sua aquisição por instituição financeira estatal”.

O parlamentar cita a ofensiva de Moraes de procurar o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, pelo menos quatro vezes para fazer pressão em favor do Banco Master, conforme revelou o blog.

 

Por: Malu Gaspar, dO Globo.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2026 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.