A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) lançou nesta sexta-feira (13) uma grande operação de segurança em Cruzeiro do Sul, envolvendo diversas forças policiais e instituições civis e militares. A ação faz parte do esquema de segurança montado para o período de Carnaval, com o objetivo de reforçar o policiamento, prevenir crimes e garantir tranquilidade à população do Vale do Juruá.
De acordo com o secretário da Sejusp, coronel Evandro Bezerra, a operação é resultado de um planejamento realizado nas últimas semanas e conta com a participação integrada de várias instituições. “Estamos com forças total nas ruas, em pontos estratégicos, com o objetivo de tirar armas de circulação, cumprir mandados de prisão e oferecer mais segurança ao cidadão. O criminoso deve ter clareza de que será tratado como criminoso, enquanto o cidadão de bem deve se sentir protegido para aproveitar as festividades com tranquilidade”, afirmou o secretário.
Além da Polícia Militar, a operação conta com o apoio do Exército Brasileiro, da Polícia Rodoviária Federal, da Polícia Federal e de outras forças de segurança que atuam na região. A participação do Exército foi confirmada pelo major Fábio Santos, comandante do 61º Batalhão de Infantaria de Selva (61º BIS).
“O Exército sempre atendeu aos chamados da sociedade, e estamos participando dentro do que a legalidade permite, para contribuir com o sucesso da operação e com a segurança da nossa região de fronteira”, destacou o major.
Segundo o capitão Thales Campos, a operação, coordenada pela PM, será executada de forma integrada em várias áreas do município, incluindo o centro da cidade e bairros mais periféricos.
“Teremos cerca de 50 policiais militares atuando na área do Carnaval e mais de 40 seguranças particulares na região da Catedral, além de ações e barreiras nos bairros. É uma ação prévia com efeito dissuasório, para garantir uma festa tranquila e reprimir qualquer tentativa de ação criminosa”, explicou o capitão.
As atividades da operação vão se estender até a próxima terça-feira (17), último dia do Carnaval, com o apoio logístico de prefeituras e do governo do Estado. A aeronave do Grupo Especial de Fronteira (Gefron) também está sendo empregada para ampliar a cobertura aérea das ações.
O secretário reforçou a importância da parceria entre os órgãos e o papel da imprensa na divulgação das orientações de segurança. “Pedimos que os cidadãos aproveitem as festas com responsabilidade. Quem beber, não dirija, e quem quer fazer o mal, saiba que será alcançado pelas forças de segurança”, concluiu o coronel Evandro Bezerra.
