Início / Versão completa
internacionais

Rússia acusa Ucrânia de tentar armas nucleares com ajuda do Reino Unido e da França

Por Reuters. 25/02/2026 07:29
Publicidade

A Rússia acusou a Ucrânia nesta terça-feira, 25, de tentar obter uma arma nuclear com a ajuda do Reino Unido e da França, uma alegação que Kiev classificou como uma mentira absurda.

Publicidade

Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da França disse que a alegação era “desinformação flagrante”. Um porta-voz do primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, disse: “Não há verdade nisso”.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, já havia criticado a decisão de Kiev de abrir mão de seu antigo arsenal nuclear soviético na década de 1990 sem obter garantias de segurança adequadas e vinculativas. Mas Kiev afirmou que não pretende readquirir armas nucleares e respeita todos os tratados internacionais.

Ameaças nucleares

Em uma declaração publicada no quarto aniversário da guerra, o serviço de inteligência estrangeira SVR da Rússia disse que o Reino Unido e a França acreditavam que a Ucrânia seria capaz de garantir condições mais favoráveis para o fim da guerra se possuísse “uma bomba nuclear ou, pelo menos, uma chamada ‘bomba suja’”. Não incluiu provas documentais para sustentar sua afirmação.

Publicidade

Uma bomba suja é um dispositivo explosivo com material radioativo que pode contaminar uma vasta área. Mas é completamente diferente de uma arma atômica concebida para provocar uma enorme explosão nuclear.

O SVR afirmou que Londres e Paris estavam “trabalhando ativamente” no fornecimento de armas nucleares e sistemas de lançamento à Ucrânia, enquanto faziam parecer que Kiev as havia obtido por conta própria.

Heorhii Tykhyi, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia, disse à Reuters: “Para que conste: a Ucrânia já negou essas alegações absurdas da Rússia muitas vezes antes, e nós as negamos oficialmente novamente agora”.

Ao longo do conflito, Moscou emitiu repetidamente ameaças nucleares veladas para dissuadir o Ocidente de ir longe demais em seu apoio à Ucrânia.

“Mais uma vez, alertamos para os riscos de um confronto militar direto entre potências nucleares e, desse modo, para suas consequências potencialmente terríveis”, disse o Ministério das Relações Exteriores da Rússia em um comunicado.

Agências de notícias russas citaram o assessor do Kremlin Yuri Ushakov dizendo que Moscou informaria os Estados Unidos sobre o assunto e que isso teria um impacto nas negociações mediadas pelos EUA para acabar com a guerra na Ucrânia.

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.