O setor de serviços no Acre registrou queda de 1,9% em dezembro de 2025, na comparação com novembro, segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgada pelo IBGE nesta quarta-feira (12). A retração interrompeu uma trajetória de crescimento observada em meses anteriores e colocou o estado entre as unidades da federação com os recuos mais significativos do mês.
A principal influência para a queda veio do setor de transportes, que apresentou redução em todos os modais, refletindo recuos no transporte terrestre, aquaviário e aéreo, além de armazenagem e serviços auxiliares. A retração no Acre também se soma à disseminação de taxas negativas em 16 das 27 unidades da federação no período.
Apesar do desempenho negativo em dezembro, o setor de serviços no estado acompanha o desempenho nacional, que fechou 2025 com alta acumulada de 2,8%, registrando o quinto ano consecutivo de crescimento. O IBGE informou que a próxima divulgação, referente a janeiro de 2026, está prevista para 13 de março.

