Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Incêndio de grandes proporções atinge residência e mobiliza bombeiros em Cruzeiro do Sul
  • Bebedeira termina em tragédia: mulher grávida é presa após matar marido a facadas em Acrelândia
  • Rifa beneficente é promovida em Cruzeiro do Sul para custear gastos com animais de rua
  • BOPE impede ação criminosa e quatro são detidos após tentativa de arrastão em Rio Branco
  • Fã mirim da PM recebe surpresa de policiais em festa de aniversário no Guajará
  • Prefeito César e vice Guarsonio entregam 29º abastecimento de água em terra indígena e consolidam avanço histórico em Porto Walter
  • Veja: Bíblia e altar ficam intactas após incêndio na casa do pai de MC Gui
  • Caminhonete e moto se envolvem em grave acidente em Rio Branco; veja detalhes
  • Há 15 anos, missionário dedica a vida para ajudar comunidades remotas no Acre
  • Entenda: menina morre e mãe segue internada após suposto envenenamento
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
domingo, abril 12
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»Últimas Notícias

STF formaliza ação penal contra Eduardo Bolsonaro por obstrução de Justiça

Por Redação Juruá em Tempo.20 de fevereiro de 20262 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

O STF (Supremo Tribunal Federal) formalizou a abertura de ação penal contra o ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL), agora réu por obstrução de Justiça e coação. Em novembro de 2025, a Primeira Turma da Corte aceitou a denúncia apresentada pela PGR (Procuradoria-Geral da República), com votos favoráveis dos ministros Alexandre de Moraes (relator), Flávio Dino, Cristiano Zanin e Cármen Lúcia.

Com a abertura da ação, inicia-se o processo que pode levar à condenação do ex-parlamentar. Eduardo deverá responder às acusações e indicar testemunhas para sua defesa. Na denúncia, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, sustenta que o ex-deputado e o comentarista Paulo Figueiredo articularam ações sucessivas para intervir em processos judiciais, visando beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro e o próprio blogueiro.

A acusação ocorre no âmbito do inquérito em que o ex-presidente também foi indiciado pela Polícia Federal. Gonet, no entanto, não ofereceu denúncia contra Bolsonaro neste caso, uma vez que o ex-mandatário já foi condenado pelo STF a 27 anos e três meses de prisão por tentativa de golpe de Estado após o pleito de 2022.

Durante o julgamento, o ministro Alexandre de Moraes afirmou que o réu agiu por “interesse próprio” e para beneficiar o pai, criando um “ambiente de intimidação” sobre membros da Corte e do Congresso para tentar aprovar um projeto de anistia.

O magistrado destacou em seu voto que o ex-deputado assumiu publicamente o papel de articulador de sanções internacionais contra autoridades brasileiras. Em julho de 2025, o governo dos Estados Unidos aplicou a Lei Magnitsky contra o ministro e sua esposa, Viviane Barci de Moraes — medidas que foram revogadas em dezembro do mesmo ano.

A formalização da ação penal é um procedimento de praxe. Durante a tramitação, ocorrerão os depoimentos dos investigados e das testemunhas. Somente ao final do processo a Primeira Turma do Supremo decidirá pela condenação ou absolvição do réu.

Por: Isto É.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2026 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.