Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Adolescente é baleado após apontar arma para policiais durante perseguição no Belo Jardim, em Rio Branco
  • Quem vai viajar para Copa deve estar alerta para vacina do sarampo
  • Zequinha Lima vai asfaltar ramal do Pentecostes em Cruzeiro do Sul
  • Câmera de segurança registra momento em que ciclista é atingida por carro em Mâncio Lima
  • Enem 2026: inscrições começam na segunda; provas serão em novembro
  • Frio mantém tempo firme e noite fria em todo o Acre neste sábado
  • Incra notifica assentados no AC por parcelas atrasadas de crédito rural
  • PM apreende 7 armas de fogo, drogas e produtos de origem criminosa em Tarauacá
  • Morador de Sena Madureira relata espera de quase 10 anos por cirurgia no joelho
  • Violência contra a mulher dispara no Acre e maioria das denúncias parte das vítimas
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
sábado, maio 23
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»Acre

El Niño já atua no Acre e deve intensificar calor, reduzir chuvas e provocar friagens a partir de abril

Por Redação Juruá em Tempo.23 de março de 20262 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

O cenário meteorológico para Rio Branco e todo o estado do Acre está prestes a sofrer uma alteração significativa. Em entrevista ao portal A gazeta, o coordenador da Defesa Civil Municipal, Coronel Cláudio Falcão, confirmou que o fenômeno El Niño já começou a atuar na região e deve se intensificar a partir do mês de abril.

Essa transição traz uma combinação de fatores climáticos que exigirão atenção da população e das autoridades: a redução drástica no volume de chuvas, o aumento expressivo das temperaturas e a possibilidade de frentes frias que trazem o fenômeno da friagem.

O El Niño se caracteriza pelo aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico, que já apresentam índices entre 2,5°C e 3°C acima do esperado. Esse aquecimento tem reflexo direto no clima local.

Segundo o Coronel Falcão, o fenômeno já se manifestou de forma sutil no final de março e “vai tomar conta a partir de abril”. A principal consequência será a diminuição significativa da quantidade de chuva e o predomínio de dias ensolarados, o que impulsionará as temperaturas para cima.

“Quando a gente fica sem chuva, o calor predomina. Hoje, por exemplo, a previsão é de 35°C”, ilustrou o coordenador, destacando que o calor intenso será uma preocupação central para a Defesa Civil.

Frente fria e a possibilidade de friagem

Apesar da previsão de um período predominantemente quente e seco, a mudança nos fenômenos climáticos também abre caminho para a chegada de massas de ar polar ao Norte do Brasil.

Questionado sobre a possibilidade de uma onda de frio em meados de abril, decorrente dessa transição, o Coronel Cláudio Falcão confirmou que o Acre pode, sim, registrar friagens.

“Sempre nessa mudança de fenômenos, mais cedo ou mais tarde acaba ocorrendo isso. E essa falta de umidade, que a frente fria tira do ar, já caracteriza o início de um cessamento de chuva. Isso pode ocorrer sim, embora a intensidade diminua à medida que a massa de ar sobe pelo Brasil continental”, explicou.

Por: Maria Meirelles.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2026 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.