Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • VÍDEO: policial penal é agredido no meio da rua por mulher após suposta traição
  • VÍDEO: grávida é baleada na frente da família e estado de saúde é grave
  • ‘Carmem Lúcia’ conquista as redes sociais e viraliza após capturar rato
  • Sucuri gigante de 70 kg é capturada em área urbana e assusta moradores
  • VÍDEO FORTE: motociclista em alta velocidade atinge e destrói carro parado
  • Estudante do Ifac, Campus Cruzeiro do Sul, representa o Acre em Portugal e celebra experiência
  • Ministério da Saúde quer eliminar a malária no norte do Brasil até 2035
  • No interior do Acre, incêndio destrói residência enquanto casal trabalhava na roça e família pede ajuda
  • Dois detentos são recapturados após fuga no presídio Manoel Neri; outros dois seguem foragidos
  • Mais de 300 contribuintes do Acre são contemplados com quase R$ 1 milhão no lote residual do Imposto de Renda
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
terça-feira, março 24
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»Destaque

Estudante do Ifac, Campus Cruzeiro do Sul, representa o Acre em Portugal e celebra experiência

Por Redação Juruá em Tempo.24 de março de 20262 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

Uma estudante de Licenciatura em Física do Instituto Federal do Acre (Ifac), Campus Cruzeiro do Sul, deu início ao semestre letivo em solo europeu. Shara Maulaz Gomes da Silva começou as aulas no Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em Portugal, na segunda-feira (14) de fevereiro de 2025, onde permanecerá por 20 semanas.

Ela foi selecionada no programa de mobilidade internacional do Ifac, coordenado pela Diretoria Sistêmica de Relações Internacionais (DSRI). No primeiro mês de intercâmbio, a estudante relatou as primeiras impressões da experiência.

“Esses dias de integração estão sendo incríveis! Uma experiência bem fora da minha zona de conforto, e eu gostei bastante. Os dias foram muito informativos: teve visita guiada, participação em jogos, apresentação do campus e também do mentoring, que foi um dos programas que eu mais gostei. As aulas são bastante dinâmicas e, como escolhi matérias de diferentes áreas, consegui ter uma visão geral de cada uma, o que achei ótimo. Estou muito empolgada com todo o programa!”, disse Shara.

A estudante também destacou o contato com pessoas de diferentes países. “Fiz muitos amigos aqui, o que tem sido um verdadeiro divisor de águas. Pessoas incríveis! Como é um Instituto Politécnico, há muitos estudantes de diferentes nacionalidades e culturas, o que permite aproveitar para praticar a comunicação em várias línguas”, afirmou.

Para a coordenadora de Internacionalização do Ifac, Najara Vidal Pantoja, o intercâmbio vai além da experiência individual do estudante. “Uma oportunidade como esta propicia a internacionalização acadêmica do Ifac, por meio da inserção de estudantes no cotidiano escolar português. Além disso, pode permitir que a ida do aluno ao exterior sirva como canal de contato entre os professores do Ifac e os professores do IPB para o desenvolvimento de pesquisa, inovação, troca de saberes e experiência, para que, no futuro, novas e profícuas parcerias em diversos projetos sejam firmadas”, declarou.

Em 2025, o Ifac lançou edital para o programa de mobilidade acadêmica com destino a Portugal e selecionou dois estudantes de graduação do Campus Cruzeiro do Sul. Além de Shara Maulaz, o estudante Eduardo Farias dos Santos, do curso de Matemática, também foi aprovado. Problemas na emissão do visto, porém, impediram seu embarque no prazo previsto. A expectativa é que ele viaje no próximo semestre.

O programa oferece auxílio financeiro de R$ 30 mil para cobrir, de forma parcial, as despesas dos participantes durante as 20 semanas de intercâmbio, equivalentes a um semestre letivo no IPB.​​​​​​​​​​​​​​​​

Por: AC24horas.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2026 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.