Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Polícia Civil e Militar prendem envolvidos em homicídio horas após o crime no interior do Acre
  • PRF flagra caminhão com pessoas na parte externa e escapamento irregular na BR-364
  • MP investiga denúncia de maus-tratos a animal no canil municipal no interior do Acre
  • Adolescente de 13 anos é internada após tentar matar jovem em abrigo no Acre
  • Bom Condutor: mais de 3,3 mil motoristas do Acre tiveram CNH renovada automaticamente
  • Mulher é esfaqueada cinco vezes após ataque por ciúmes em apartamento de Rio Branco
  • Programa Mais Ciência na Escola leva laboratórios maker a escolas públicas do Acre com investimento de R$ 500 mil
  • CENA FORTE: mulher é submetida a ‘tribunal do crime’ após supostos roubos
  • Gabriela Morais, ex-Pugliesi, revela abuso na infância: “Pai da minha amiga”
  • Jovem atacada com mais de 15 facadas por negar namoro tem alta hospitalar
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
quarta-feira, março 4
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»Acre

Opera Acre amplia cirurgias em 24% e leva procedimentos para hospitais do interior

Por Redação Juruá em Tempo.4 de março de 20263 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

O programa Opera Acre realizou 43.161 cirurgias no estado entre 2023 e 2025 e registrou aumento de 24,1% no número de procedimentos no período. Os dados divulgados pelo governo do Acre nesta quarta-feira (4).

Em 2023 foram realizados 12.628 procedimentos. Em 2024 o número subiu para 14.857, crescimento de 17,6%. Em 2025 foram 15.676 cirurgias em unidades da rede pública.

A ampliação ocorreu com a descentralização de serviços que antes se concentravam em Rio Branco. Hospitais do interior passaram a realizar cirurgias gerais, ortopédicas, ginecológicas e cardiológicas.

No Vale do Juruá, o Hospital da Mulher e da Criança do Juruá, em Cruzeiro do Sul, ampliou a realização de procedimentos. Em Mâncio Lima, o centro cirúrgico do Hospital Doutor Abel Pinheiro voltou a funcionar em 2025 após 25 anos fechado.

Em Plácido de Castro, o centro cirúrgico do Hospital Doutor Manoel Marinho Monte retomou as atividades em 2023 depois de três décadas sem funcionamento. A rede também passou por reestruturação no Hospital Doutor Ary Rodrigues, em Senador Guiomard, que realiza cerca de 270 procedimentos por mês. Outras unidades que integram a rede são o Hospital Doutor Sansão Gomes, em Tarauacá, e o Hospital Doutor Raimundo Chaar, em Brasiléia.

Foto: Junior Aguiar/Sesacre

O secretário de Estado de Saúde, Pedro Pascoal, afirmou que a descentralização amplia o acesso da população aos serviços. “Quando uma pessoa consegue realizar sua cirurgia perto de casa, com o apoio da família, estamos cumprindo o nosso papel. O Opera Acre representa dignidade e compromisso com cada município”, disse.

Moradores do interior relatam mudanças com a oferta de cirurgias mais próximas. O agricultor Davi Lima Valter, de Marechal Thaumaturgo, realizou cirurgia para retirada de cistos no pescoço em Mâncio Lima.

Foto: Marcos Santos/Secom

“Considero uma grande conquista poder fazer esse procedimento aqui, sem precisar ir até Rio Branco. Não gosto de sair de casa e, embora esteja em Mâncio Lima e não em Marechal Thaumaturgo, me sinto acolhido, porque tenho família aqui”, afirmou.

O professor Miqueias Sousa da Silva realizou cirurgia de cabeça e pescoço em Cruzeiro do Sul. “Viajar exige planejamento, hospedagem e afastamento da família. Aqui é diferente. Realizarei o procedimento e já no dia seguinte estarei em casa, em repouso”, disse.

Divaneide de Paiva também destacou a possibilidade de fazer o procedimento próximo de casa. “Para mim tem sido maravilhoso, porque só de fazer a cirurgia e já poder voltar para casa é muito bom. Fomos muito bem recebidos pela equipe”, relatou.

Com informações Agência de Notícias

Por: redação O Juruá em Tempo.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2026 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.