Início / Versão completa
Acre

Prefeitura de Cruzeiro do Sul entrega 24 mil mudas de café do Programa de Desenvolvimento Sustentável da Cafeicultura

Por Assessoria. 06/03/2026 12:33
Publicidade

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, realizou nesta quinta-feira, 5, a entrega de 24 mil mudas de café do Programa de Desenvolvimento Sustentável da Cafeicultura, beneficiando produtores rurais das comunidades dos rios Mirim e Valparaíso. A ação faz parte de uma iniciativa voltada ao fortalecimento da agricultura familiar, com incentivo à produção de café como alternativa de geração de renda e desenvolvimento sustentável nas áreas rurais do município.

Publicidade

Nesta primeira etapa do programa, oito famílias estão sendo contempladas. Para participar, os produtores credenciados passaram por capacitações voltadas à atividade cafeeira, incluindo cursos de cafeicultura e cooperativismo, com o objetivo de preparar os agricultores para o cultivo e a organização da produção.

O programa está sendo executado em etapas. A primeira fase foi a visita técnica às propriedades para seleção das áreas de plantio e coleta de solo para análise da fertilidade. Em seguida, foi realizado o acompanhamento do preparo das áreas, com orientação para abertura de covas, adubação e plantio. Agora, ocorre a terceira etapa, com a entrega das mudas aos produtores, garantindo a participação e inclusão de famílias ribeirinhas.

Para a aquisição das mudas e adubos utilizados no programa, foram investidos R$ 957 mil, recursos provenientes de emenda parlamentar destinada pela ex-deputada federal Perpétua Almeida.

Publicidade

O secretário de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Nildson Moura, destacou que a iniciativa busca fortalecer a produção local e ampliar as oportunidades para os agricultores do município.

“A proposta reflete o compromisso com o desenvolvimento sustentável e reconhece o café como um dos principais motores da economia local, com papel central na geração de renda, inclusão produtiva e no empoderamento da agricultura familiar. Isso está diretamente relacionado ao aumento da capacidade produtiva e à valorização da produção dos nossos agricultores”, afirmou.

Morador da comunidade Juruá Mirim, o produtor Anísio Carlos agradeceu pela iniciativa e destacou a expectativa com o novo plantio.

“Estou sendo contemplado com um plantio de café pelo nosso prefeito Zequinha Lima. Isso vai mudar nossa vida muito para nós, porque vivemos principalmente da roça, e eu creio que esse plantio vai dar muito certo”, disse.

O morador Cleidon Silva, da comunidade Cachoeira do Açaí, também ressaltou a importância do apoio para as famílias da região.

“Quero dizer que estou muito feliz com essa ajuda no plantio de café. Isso é muito importante para nós e trouxe muita alegria para a nossa comunidade”, destacou.

Outro produtor da Cachoeira do Açaí, José Maio, afirmou que o projeto representa uma oportunidade inédita para os agricultores da localidade.“A primeira coisa é agradecer a Deus. O prefeito Zequinha Lima está dando essa força para nós termos uma renda que antes não tínhamos. Isso é uma bênção para a nossa comunidade, e somos muito gratos por esse apoio”, concluiu.

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.