Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Discussão durante bebedeira termina com homem gravemente ferido a facada em Brasiléia
  • Diego Souza de Alencar, de 23 anos, é identificado como vítima fatal de acidente na Variante
  • Acidente grave entre motocicletas deixa um morto e dois feridos em Cruzeiro do Sul
  • Neste Dia das Mães, Dona Glória é exemplo de força e dedicação para o filho Patrick Tavares
  • 650 cirurgias devem ser feitas em maio pelo projeto Opera Acre em todas as regionais do estado
  • Bebê de 1 ano se afoga em caixa d’água e é socorrido em zona rural de Rio Branco
  • Acre segue em alerta para aumento de casos de síndrome respiratória grave, aponta Fiocruz
  • Após condenação no STJ, Gladson reafirma pré-candidatura ao Senado e fala em “perseguição política”
  • Instituto Citolab transforma comemoração do Dia das Mães em momento de acolhimento e emoção
  • Polícia Civil anuncia atuação integrada com outros órgãos de segurança para garantir retorno efetivo às aulas
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
segunda-feira, maio 11
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»Acre

Acre aparece entre os estados com menor desigualdade salarial entre homens e mulheres

Por Redação Juruá em Tempo.28 de abril de 20262 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

O 5º Relatório de Transparência Salarial e de Critérios Remuneratórios divulgado nesta segunda-feira, 27, pelo Ministério do Trabalho e Emprego colocou o Acre entre as unidades da federação com menor diferença de rendimentos entre homens e mulheres no país. De acordo com o levantamento, o estado registra índice de 91,9%, figurando entre os melhores desempenhos nacionais na redução da desigualdade salarial.

O estudo aponta que, no cenário nacional, as mulheres recebem em média 21,3% a menos que os homens no setor privado com empresas que possuem 100 ou mais empregados. Apesar disso, houve crescimento de 11% na participação feminina no mercado de trabalho, com aumento expressivo da presença de mulheres negras e pardas nas vagas formais.

No recorte por unidades federativas, o Acre aparece ao lado de estados com menor desigualdade salarial, como Piauí (92,1%), Distrito Federal (91,2%), Ceará (90,5%), Pernambuco (89,3%), Alagoas (88,8%) e Amapá (86,9%). Já os maiores níveis de desigualdade foram registrados no Espírito Santo (70,7%), Rio de Janeiro (71,2%) e Paraná (71,3%).

O relatório também indica que, mesmo com a melhora na participação feminina no emprego, a diferença salarial média nacional apresentou leve aumento. Em 2023, as mulheres recebiam 20,7% a menos no rendimento médio; agora, a diferença subiu para 21,3%. No salário mediano de contratação, a desigualdade passou de 13,7% para 14,3%.

Outro dado relevante mostra que cresceu o número de empresas com menor diferença salarial. Os estabelecimentos com até 5% de desigualdade no salário mediano aumentaram 3,8%, totalizando cerca de 30 mil. Já aqueles com até 5% de diferença no rendimento médio chegaram a 17,4 mil, alta de 4,3%.

Por: AC24horas.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2026 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.