Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Inconformado com término, homem é preso por perseguir ex
  • Virginia planejava levar os filhos para a Copa, mas Zé Felipe diz “não”
  • Ronan Souza quebra o silêncio e nega ser o pivô de briga entre Pocah e Rebecca
  • Mototaxista desvia caminho e estupra adolescente de 13 anos no AM
  • Desmatamento no AM equivale a 1.100 campos e gera multas milionárias
  • ‘Lua Rosa’ ilumina o céu nesta quarta; entenda o fenômeno
  • Cadela idosa e com problema na visão enfrenta urso para proteger família
  • Mais de 1,4 tonelada de drogas é apreendida pelo Gefron no Acre no 1º trimestre de 2026
  • Deputado Clodoaldo rompe com Republicanos e anuncia apoio a Mailza Assis
  • Ministro dos Transportes anuncia mais de R$ 800 milhões para a BR-364
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
quarta-feira, abril 1
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»Últimas Notícias

Cisjordânia registra greves contra lei israelense de pena de morte para palestinos

Por Redação Juruá em Tempo.1 de abril de 20262 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

Comércios e instituições públicas palestinas fecharam nesta quarta-feira (1º) na Cisjordânia ocupada em protesto contra uma lei israelense que permite executar palestinos condenados por ataques mortais. Nas principais cidades desse território palestino, como Hebron, Ramallah e Nablus, a maioria das lojas estava fechada ao meio-dia, informaram jornalistas da AFP.

O partido Fatah, do presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, havia convocado uma greve geral. Em Ramallah, sede da Autoridade Palestina ao norte de Jerusalém, cerca de 150 pessoas se reuniram para protestar contra a lei promovida pelo ministro da Segurança Nacional de extrema direita, Itamar Ben Gvir.

“É uma lei absurda, uma loucura”, afirmou Mohamed Gusein, estudante de 24 anos da Universidade Al Quds, que, como todas as instituições universitárias palestinas, aderiu à greve. “Está completamente distante da humanidade e é totalmente racista”, declarou à AFP.

Riman, uma psicóloga de 53 anos de Ramallah, está preocupada. “Não há uma única pessoa aqui que não tenha um irmão, um marido, um filho ou até mesmo um vizinho na prisão”, disse à AFP. “Hoje sentimos muita raiva, porque também há uma verdadeira fraqueza na solidariedade com eles. A ocupação (Israel) está apostando na fraqueza das ruas”, afirmou Riman, que preferiu não divulgar seu sobrenome.

Segundo a nova lei, aprovada no Parlamento na segunda-feira, os palestinos da Cisjordânia condenados por tribunais militares por realizar ataques mortais classificados como “terrorismo” estarão sujeitos à pena de morte como sentença padrão.

Nos tribunais civis israelenses, a lei permite a pena de morte ou prisão perpétua para aqueles condenados por matar com a intenção de prejudicar o Estado. Como os palestinos nesse território são julgados automaticamente por tribunais militares israelenses, a nova lei estabelece, na prática, um sistema judicial distinto e mais severo. A lei não prevê aplicação retroativa.

Nas redes sociais, palestinos compartilharam nesta quarta-feira imagens de pneus em chamas em protesto contra a lei no posto de controle de Qalandia, um dos principais pontos de entrada da Cisjordânia em Israel por meio de Jerusalém.

A Cisjordânia, ocupada desde 1967, é palco de atos violentos que aumentaram desde que o movimento islamista palestino Hamas atacou Israel em 7 de outubro de 2023, desencadeando a guerra em Gaza.

Por: AFP.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2026 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.