Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Casal é preso com 15,6 kg de droga escondido em caixa de som no interior do Acre
  • Mais de 5 mil declarações do IRPF 2026 caem na malha fiscal no Acre
  • Jovem desaparecido é executado por “tribunal do crime” em Cruzeiro do Sul; dois suspeitos foram presos
  • Menor é apreendido pela PM após assalto com arma de fogo em Rodrigues Alves
  • Homem com mandado de prisão em aberto é preso durante patrulhamento da PM no bairro Cohab
  • Polícia Civil identifica menor suspeito de ameaças de ataque a escola no interior do Acre
  • Polícia Civil do Acre prende suspeito e vigilante durante tentativa de furto em depósito do SAMU
  • CV e PCC: O que diz a lei brasileira sobre terrorismo?
  • Enem 2026: Inep amplia atendimento especializado para casos de transtornos mentais e fibromialgia
  • Publicitário é morto em assalto após suspeitos descobrirem que celular não era iPhone
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
sexta-feira, maio 29
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»internacionais

Chefe da UE afirma que Rússia ‘cruzou mais uma linha’ com ataque de drone na Romênia

Por Redação Juruá em Tempo.29 de maio de 20267 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

A Romênia, membro da Otan e da União Europeia, acusou a Rússia de uma “grave e irresponsável escalada” após um drone atingir um prédio residencial na cidade de Galati, perto da fronteira com a Ucrânia, deixando duas pessoas feridas e provocando um incêndio. O episódio levou a uma rápida série de condenações de governos europeus e da aliança militar do Ocidente, que classificaram a ação como perigosa e prometeram reforçar a segurança na região.

Segundo autoridades romenas, o drone entrou no espaço aéreo nacional durante a madrugada desta sexta-feira e caiu sobre um edifício residencial em Galati, cidade situada às margens do rio Danúbio, próximo da fronteira ucraniana. A autoridade romena para situações de emergência informou que toda a carga explosiva do drone detonou no impacto, provocando um incêndio no décimo andar do prédio.

Cerca de 70 moradores foram evacuados enquanto equipes de emergência controlavam as chamas. Duas pessoas sofreram escoriações e precisaram de atendimento médico, sendo levadas ao Hospital Clínico de Emergência do Condado de Galati. Imagens divulgadas pelas autoridades mostraram danos no telhado do edifício e equipes de investigação trabalhando no local do impacto horas depois da explosão.

O Ministério da Defesa da Romênia afirmou que o drone foi detectado por radares ao entrar no espaço aéreo do país. Dois caças F-16 e um helicóptero foram mobilizados após o alerta. O general de brigada Gheorghe Maxim afirmou que as Forças Armadas tiveram apenas quatro minutos entre a detecção do drone e o momento do impacto. As autoridades militares acrescentaram que o aparelho era um drone Geran 2, também conhecido como Shahed 136. Maxim disse que as forças romenas operavam sob restrições importantes, já que não poderiam disparar munições que cruzassem o espaço aéreo da Ucrânia.

— A Ucrânia está em guerra, mas a Romênia está em paz. Não podemos lançar um projétil no espaço aéreo ucraniano — disse, acrescentando que não se tratava de um ataque deliberado contra a Romênia, mas de “um conflito na fronteira, com consequências para a população local”.

O presidente da Romênia, Nicușor Dan, convocou uma reunião de emergência do Conselho Supremo de Defesa Nacional e classificou o episódio como “o incidente mais grave” ocorrido em território romeno desde o início da guerra na Ucrânia. Ele afirmou que o país não aceitará que a guerra conduzida pela Rússia contra a Ucrânia produza efeitos diretos sobre cidadãos romenos, indicando que o governo irá preparar medidas “proporcionais” em relação à Rússia.

Pouco depois, ele declarou um cônsul russo na cidade litorânea de Constanța, no sudeste do país, “persona non grata” — na prática, determinando sua saída do território romeno. O consulado deverá ser fechado. A Rússia reagiu imediatamente à decisão, afirmando que “responderá em breve”, segundo a agência de notícias Tass. No passado, Moscou adotou medidas de reciprocidade. É provável que algo parecido seja direcionado à presença diplomática da Romênia na Rússia.

Falando após a reunião do Conselho Supremo de Defesa Nacional, Dan afirmou que o drone fazia parte de um “enxame” de 43 drones direcionados a alvos na Ucrânia. Ele criticou políticos romenos por tentarem minimizar a responsabilidade da Rússia pelo incidente e disse que uma resposta unificada da Otan representa uma “demonstração poderosa de solidariedade”, anunciando que a aliança transferirá parte de seus equipamentos de defesa aérea para a Romênia como solução temporária até que o país modernize seus próprios sistemas.

— Parte já chegou, outra parte deve chegar em breve. Na conversa que tive com o secretário-geral da Otan, insisti na rapidez [do envio], e ele concordou plenamente que esse equipamento deve chegar à Romênia o mais rápido possível — disse o presidente.

O Ministério das Relações Exteriores convocou o embaixador russo em Bucareste e afirmou que comunicará oficialmente as consequências diplomáticas do episódio. A ministra da pasta, Oana Toiu, declarou que o incidente representa “uma escalada grave e irresponsável por parte da Federação Russa”. Em comunicado publicado no X, ela afirmou que a Romênia solicitou à Otan e à União Europeia medidas para acelerar a transferência de capacidades antidrone ao país.

“Comunicaremos oficialmente as consequências que essa falta de responsabilidade por parte da Federação Russa terá para as relações diplomáticas entre nossos países, assim como os próximos passos em nível europeu em relação aos pacotes de sanções”, escreveu Toiu no X.

Membros da Otan condenam ataque

O secretário-geral da Otan, Mark Rutte, afirmou ter conversado com Nicușor Dan após o incidente e garantiu a “solidariedade absoluta” da aliança à Romênia. Rutte disse que a Otan permanece pronta para defender “cada centímetro do território aliado”, escrevendo: “O comportamento imprudente da Rússia é um perigo para todos nós. Continuaremos reforçando nossa prontidão para dissuadir e nos defender de qualquer ameaça, incluindo drones.”

“Condenamos a imprudência da Rússia, e a Otan continuará fortalecendo nossas defesas contra todas as ameaças, incluindo drones”, escreveu Allison Har, porta-voz da aliança militar.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou que a guerra da Rússia “cruzou mais uma linha” e declarou solidariedade total à Romênia. Ela acrescentou que a União Europeia prepara um 21º pacote de sanções contra Moscou. Também no X, von der Leyen escreveu: “À medida que seguimos fortalecendo nossa segurança e capacidade de dissuasão, especialmente em nossa fronteira oriental, continuaremos aumentando a pressão sobre a Rússia”.

O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Andriy Sybiha, por sua vez, afirmou que o episódio demonstra que a Rússia representa uma ameaça para toda a Europa. A explosão do drone em território romeno, disse, prova mais uma vez os riscos da guerra para a região do Mar Negro. Sybiha pediu que países aliados ampliem o apoio militar à Ucrânia e aumentem a pressão sobre Moscou “para restaurar a paz e a segurança na região”. Ao mesmo tempo, a Ucrânia informou que a área portuária de Izmail, próxima à fronteira romena, também foi alvo de ataques russos com drones durante a madrugada.

Na França, o ministro das Relações Exteriores, Jean-Noël Barrot, condenou o episódio e disse ter convocado o embaixador russo após o incidente. O primeiro-ministro da Hungria, Péter Magyar, manifestou solidariedade à Romênia e desejou rápida recuperação aos feridos, enquanto o presidente da Letônia, Edgars Rinkevics, disse que seu país apoia medidas para impedir novas violações do espaço aéreo aliado. O ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Johann Wadephul, criticou o “comportamento imprudente da Rússia”.

Os gestos de apoio ao aliado europeu também foram feitos pelo embaixador dos Estados Unidos na Otan, Matthew Whitaker, que condenou o que chamou de “incursão imprudente” de Moscou.

Na quinta-feira, o secretário-geral da ONU, António Guterres, disse ao Conselho de Segurança que, nos primeiros quatro meses deste ano, mais civis morreram na Ucrânia do que no mesmo período de 2025, 2024 ou 2023. Guterres também pediu mais diplomacia, uma redução imediata da escalada e “um cessar-fogo pleno e incondicional”, alertando para “consequências desconhecidas e não intencionais” dos ataques.

A Romênia diz que drones russos já violaram seu espaço aéreo dezenas de vezes desde o início da guerra na Ucrânia. Segundo o Ministério da Defesa, fragmentos de drones foram encontrados em território romeno em 47 ocasiões diferentes desde 2022, sendo 12 apenas neste ano. Os ataques russos têm como alvo frequente os portos ucranianos no rio Danúbio, especialmente em cidades próximas à fronteira romena. A região é considerada uma das áreas mais difíceis de proteger para a Otan devido à proximidade entre os dois países e à intensidade dos bombardeios russos contra infraestrutura portuária ucraniana.

(Com AFP)

Por: O Globo.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2026 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.