Início / Versão completa
Acre

Dnit avança na reconstrução da Estrada do Aeroporto e conclui mais de 2 km de macadame

Por A Gazeta do Acre. 16/05/2026 17:27 Atualizado em 16/05/2026 17:28
Publicidade

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) segue avançando nas obras de reconstrução da Estrada do Aeroporto, trecho da BR-364, em Rio Branco. Segundo o órgão, mais de 2,2 quilômetros de macadame hidráulico já foram executados no segmento em obras, etapa considerada fundamental para reforçar a resistência da base da pista e aumentar a durabilidade do pavimento.

Publicidade

Os serviços fazem parte do contrato de manutenção da rodovia federal e contemplam a recuperação de 9,5 quilômetros da estrada, entre os km 140 e 149,5, nos dois sentidos da via duplicada. A intervenção inclui limpeza, retirada do solo deteriorado e reconstrução completa da base da pista.

De acordo com o superintendente regional do Dnit no Acre, Araújo, a obra busca solucionar problemas estruturais antigos registrados no trecho.

“A gente está reconstruindo a base da estrada com a técnica do macadame hidráulico para entregar uma via com mais qualidade e segurança. A gente tira o solo que está podre e recompõe com pedra até receber o macadame. Isso garante mais segurança e qualidade para a estrada”, afirmou.

Publicidade

Durante a execução das obras, o fluxo de veículos permanece concentrado em apenas uma das pistas, situação que tem provocado desgaste acelerado do pavimento ainda não recuperado, com o surgimento de deformações e buracos em alguns pontos.

O Dnit orienta que motoristas redobrem a atenção ao trafegar pela região e que passageiros com destino ao Aeroporto Internacional de Rio Branco saiam de casa com antecedência para evitar atrasos.

“Sabemos dos transtornos momentâneos e pedimos desculpas e compreensão aos usuários, principalmente de quem precisa acessar o aeroporto para que saia um pouco mais cedo de casa”, declarou o superintendente.

Segundo a engenheira responsável pela obra, Maciel, o próximo passo será iniciar a liberação gradual do trânsito sobre os trechos onde o macadame já foi executado, permitindo a redistribuição do fluxo de veículos e o avanço da recuperação da outra pista.

“A gente já iniciou a sinalização para liberar a passagem sobre o macadame lançando até o Lojão dos Parafusos. A norma técnica prevê que o tráfego permaneça sobre essa camada por pelo menos sete dias antes da aplicação da capa asfáltica, garantindo a acomodação adequada da estrutura”, explicou.

O Dnit informou ainda que vem ampliando a utilização da técnica do macadame hidráulico em rodovias federais do Acre por considerar o método mais adequado às características do solo e às condições climáticas da região amazônica. A tecnologia utiliza camadas de pedras compactadas de diferentes granulometrias, proporcionando maior resistência, melhor drenagem e aumento da vida útil do pavimento.

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.