Ícone do site O Juruá Em Tempo

Greve da educação paralisa aulas em mais de 50 escolas municipais de Rio Branco

Mais de 56 escolas da rede municipal de Rio Branco tiveram as aulas paralisadas nesta quinta-feira, 21, após o início da greve dos servidores da educação municipal.

A paralisação começou na quarta-feira, 20, depois de uma mobilização realizada por professores em frente à prefeitura da capital acreana.

A informação foi confirmada ao portal A GAZETA pela presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (Sinteac), Rosana Nascimento. Segundo ela, o movimento foi motivado pela falta de avanço nas negociações salariais com a gestão municipal.

De acordo com o sindicato, os trabalhadores acumulam perdas salariais superiores a 26%.

Rosana afirmou que a categoria chegou a reduzir a proposta de reajuste para 10%, com possibilidade de pagamento em até duas parcelas, mas, segundo ela, ainda não houve retorno considerado satisfatório por parte da prefeitura.

“A proposta que eles mandaram chega a ser indecente, imoral, as perdas salariais já estão acima de 26% e nós estamos sendo muito generosos, reduzimos para 10%, para ser pago em até duas parcelas, e mesmo assim, a gestão não aceita e não faz nada”, declarou.

A presidente do Sinteac também lamentou os impactos da paralisação nas atividades escolares.

“Tudo que nós queremos é estar em sala de aula, porque nós também perdemos com isso, os alunos, temos que repor tudo isso depois para fechar o ano letivo, mas precisamos reivindicar nossos direitos”, afirmou.

O que diz a prefeitura

Na última segunda-feira, 18, o prefeito Alysson Bestene afirmou que a prefeitura mantém diálogo aberto com os sindicatos, mas declarou que a gestão chegou ao limite orçamentário para concessão de reajustes. “O diálogo sempre está aberto, nós estamos sempre de portas abertas. A negociação, a mesa de negociação é uma mesa constante”, afirmou.

Segundo o prefeito, a proposta apresentada pela prefeitura prevê reajuste acima da inflação nacional. “É bom ressaltar que o que nós estamos apresentando em relação ao RGA, nós estamos superior inclusive a grandes capitais como São Paulo. O nosso índice inflacionário no Brasil é 4,14%. Nós estamos dando 5% de RGA”, declarou.

Bestene também afirmou que a gestão pretende manter responsabilidade fiscal e respeitar os limites previstos na legislação. “Lógico que a gente não vai fazer loucura, a gente vai trabalhar com a responsabilidade fiscal, com o limite prudencial que a gente tem”, disse.

O prefeito acrescentou ainda que algumas categorias já começaram a aceitar a proposta apresentada pela prefeitura e destacou o reajuste aplicado à equipe de apoio da Secretaria Municipal de Educação. “O nosso mínimo, que era de R$ 1.400, e agora estamos levando ao salário mínimo em R$ 1.621”, afirmou.

Sair da versão mobile