Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • No Acre, mulher é espancada pelo marido após ter foto curtida pelo ex
  • Prefeitura abre inscrições para processo seletivo na Educação com salários de até R$ 5,5 mil; veja detalhes
  • Servidor público perde mais de R$ 20 mil em apostas online e aciona Justiça por superendividamento
  • Inmet emite alerta de chuvas intensas para o Acre com risco de ventos e alagamentos
  • Vice-prefeito Guarsônio Melo comemora instalação de internet em comunidades rurais de Porto Walter
  • No Acre, justiça mantém tornozeleira em advogado acusado de dupla tentativa de homicídio
  • Mulher de 40 anos morre após se engasgar com chiclete em culto religioso
  • Papa Leão XIV denuncia violações à liberdade de imprensa no Vaticano
  • Vini Jr. reage a rumores de término com Virginia Fonseca
  • Wesley Safadão rebate críticas sobre cachês públicos: “Não é crime
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
segunda-feira, maio 4
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»internacionais

Papa Leão XIV denuncia violações à liberdade de imprensa no Vaticano

Por Redação Juruá em Tempo.4 de maio de 20262 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

Neste domingo (3), data em que se celebra o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, o Papa Leão XIV utilizou seu pronunciamento oficial no Vaticano para alertar sobre as crescentes ameaças ao direito à informação. Durante a tradicional recitação da Regina Coeli, o pontífice destacou que a liberdade dos profissionais da comunicação segue sendo desrespeitada em diversas partes do globo.

Direito sob Ataque

Segundo o Papa, o direito à informação livre e independente sofre violações constantes, que ocorrem tanto de forma explícita quanto por meio de mecanismos velados. “Infelizmente, este direito é frequentemente violado. Lembremo-nos dos muitos jornalistas e repórteres que foram vítimas de guerras e violência”, afirmou o líder da Igreja Católica, chamando a atenção para o perigo extremo enfrentado por quem cobre conflitos.

Repercussão Internacional

A preocupação foi ecoada por outras autoridades. A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, reiterou que a imprensa livre é um dos pilares inegociáveis das democracias. Já o ministro italiano Adolfo Urso defendeu que a proteção aos comunicadores é um compromisso prático fundamental para fortalecer as instituições democráticas.

Cenário Alarmante em 2026

Os discursos ocorrem em um momento de retrocesso histórico. Dados da organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF), atualizados em abril deste ano, mostram que 52,2% dos países do mundo encontram-se em situação “difícil” ou “muito grave”. Trata-se do pior índice registrado pela entidade nos últimos 25 anos, evidenciando uma crise global na segurança e na autonomia do jornalismo.

Por: redação.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2026 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.