Ícone do site O Juruá Em Tempo

Pistoleiro contratado para matar caseiro durante furto de gado no Acre é preso após 13 anos foragido

Após mais de uma década foragido, um homem apontado pela Polícia Civil como um dos executores do assassinato de um caseiro em Acrelândia foi preso nesta segunda-feira, 25, na cidade de Várzea Grande, em Mato Grosso.

A prisão foi realizada pela Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia-Geral de Acrelândia, com apoio da Polícia Civil mato-grossense, após 13 dias de trabalho de inteligência para localizar o suspeito, identificado pelas iniciais R.N.P.

Segundo as investigações, ele integrava um grupo de matadores de aluguel contratados por uma quadrilha especializada em furto de gado que atuava na região.

O caso teve início em julho de 2012, quando o proprietário de uma fazenda localizada no Km 6 da rodovia AC-475, nas proximidades da Vila Redenção, em Acrelândia, precisou viajar para São Paulo para tratamento de saúde. Antes da viagem, ele contratou Ademar Marcelino de Barros para atuar como caseiro da propriedade e cuidar do rebanho bovino.

De acordo com a Polícia Civil, integrantes da quadrilha chegaram a trabalhar como diaristas na fazenda para observar a rotina do local e planejar o furto dos animais.

Ainda conforme a investigação, os criminosos tentaram convencer o caseiro a participar do esquema, mas ele recusou a proposta. Diante da negativa, o líder do grupo teria decidido ordenar a execução da vítima.

A polícia informou que dois pistoleiros, tio e sobrinho, moradores de Senador Guiomard, foram contratados para cometer o crime. Um deles era conhecido pelo apelido de “Neguinho”.

Na noite de 26 de fevereiro de 2013, por volta das 20h, os suspeitos foram até a fazenda em duas motocicletas. Segundo a investigação, enquanto o mandante permaneceu na porteira da propriedade dando cobertura, os executores invadiram a residência e mataram Ademar Marcelino de Barros com três disparos de arma de fogo.

Após o crime, os envolvidos fugiram.

A Polícia Civil informou que o suspeito preso nesta semana passou cerca de 13 anos escondido em outros estados. O paradeiro dele foi descoberto após cruzamento de dados de inteligência entre as forças policiais do Acre e de Mato Grosso.

Com o cumprimento do mandado de prisão por homicídio qualificado, o investigado foi submetido aos procedimentos legais em Mato Grosso e aguarda recambiamento para o Acre.

As investigações continuam para localizar e responsabilizar os demais envolvidos no caso.

Sair da versão mobile